Semana do Agricultor é aberta em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro de Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, realizou nesta terça-feira (25) a abertura da primeira Semana do Agricultor do município. O evento aconteceu no Horto Escola Artesanal e ofereceu palestras sobre aroeira, plantas medicinais e cooperativismo. A programação continua nesta quarta-feira (26), com a oficina de aipim, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

“Parabenizo o secretário Dimas Tadeu e sua equipe por essa iniciativa e agradeço a presença de todos. Nosso município está caminhando na direção certa. Mesmo com todas as dificuldades, São Pedro da Aldeia está fazendo o seu trabalho com muita seriedade”, disse o Vice-prefeito Mauro Lobo, que estava representando o Prefeito Cláudio Chumbinho.

O evento teve início com a solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades municipais. Em seguida, foi a vez da representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ludmila Gaspar, palestrar a respeito da aroeira. A profissional falou sobre a legislação da coleta de pimenta-rosa no Assentamento Ademar Moreira e a capacitação de produtores no manejo e uso de boas práticas agrícolas, dentre outros objetivos mais específicos.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos no evento e falou sobre a programação. “Atualmente, o Brasil exporta 80% da produção de aroeira e nós, que somos nativos, consumimos 20%. Ainda não temos o conhecimento desse condimento que já está sendo consagrado na Europa, mas estamos trabalhando para isso. Na sexta-feira, teremos uma solenidade para homenagear agricultores que são destaques no nosso município. Encerrando a Semana do Agricultor, realizaremos um almoço dançante”, detalhou Dimas.

No período da tarde, o técnico em Agropecuária e representante do MAPA, Pedro Catete, falou sobre plantas medicinais. A terceira palestra do dia discutiu a área de coleta de aroeira com o coordenador dos guarda-parques, do Parque Estadual Costa do Sol, Daniel Zanuzzio. A programação do primeiro dia de evento foi encerrada com palestra sobre cooperativismo, ministrada pela representante do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), Sabrina Oliveira.

A auditora fiscal federal agropecuário do MAPA, Ludmila Gaspar, destacou o trabalho realizado na cidade. “Todo o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Agricultura e pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia com os seus agricultores tem sido de primeira linha. Nós estamos fazendo um trabalho de formiguinha, incentivando e valorizando os produtores rurais. Nossa intenção é mudar a realidade e fortalecer a agricultura, o município e a região”, afirmou.

Também estiveram presentes na abertura o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, e representantes do Legislativo aldeense, além do deputado estadual Jânio Mendes.

A primeira Semana do Agricultor em São Pedro da Aldeia conta com palestras, oficinas de aipim e aroeira, feira de produtos agropecuários e show, além do almoço beneficente. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário.

Confira a programação completa:

·         26/07 (quarta-feira)

Oficina de Aipim com a professora Eli Arlete e Débora.
1ª turma: 08h30 às 12h e 2ª turma 13h30 às 17h.

·         27/07 (quinta-feira)

Oficina Aroeira (Licor de Aroeira) – Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu.

Oficina Aroeira – Chefe de Cozinha, Larissa de Souza Vidal.
1ª turma: 08h30 às 12h e 2ª turma: 13h30 às 17h.

·         28/07 (sexta-feira)

Feira de Produtos Agropecuários (durante todo o dia).
9h: Palestra sobre nota fiscal de produtor rural com a supervisora local da EMATER-Rio, Marília Grasiela.
10h: Palestra sobre o Resgate da Memória Rural Aldeense com a Diretora da Educação do Campo, Elisabeth Franco.
Solenidade e Premiação de Agricultores.
Show com Adriano dos Teclados.

·         29/7 (sábado)

Feira de Produtos Agropecuários.
12h: Almoço dançante (ingressos a R$ 10,00).