400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Semana do Meio Ambiente: alunos recebem orientações sobre questões ambientais

Por Viviane Teixeira em 09/06/2015
Imagem da Notícia: Alunos da Escola Municipalizada Adalgiza da Silva Lobo e da Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro participaram, na tarde de ontem (09/06), de mais uma etapa da Semana do Meio Ambiente em São Pedro da Aldeia. O encontro, que conta com a organização da Prefeitura aldeense em parceria com a BAeNSPA, aconteceu na Base Aeronaval e contou com as presenças da secretária municipal de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, e da subsecretária municipal de Educação, Fátima Motta.


Alunos da Escola Municipalizada Adalgiza da Silva Lobo e da Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro participaram, na tarde de ontem (09/06), de mais uma etapa da Semana do Meio Ambiente em São Pedro da Aldeia. O encontro, que conta com a organização da Prefeitura aldeense em parceria com a BAeNSPA, aconteceu na Base Aeronaval e contou com as presenças da secretária municipal de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, e da subsecretária municipal de Educação, Fátima Motta.



As atividades na parte da tarde tiveram início com a palestra do escritor Marcelo Csettkey, autor do livro “A Floresta Amazônica garante nossas vidas”. Em seguida, a secretária municipal de Ambiente, Lagoa e Pesca falou aos presentes sobre a Lagoa de Araruama. Adriana Saad citou os investimentos que vêm sendo realizados pelo município na rede de esgoto local e destacou a necessidade do desassoriamento de canais ao longo da lagoa. Como ponto positivo, destacou a volta da fauna, a exemplo do camarão e de diferentes espécies de peixes:


“Precisamos da colaboração de todos nesta luta. Temos que pensar com muita seriedade nas questões ambientais”, finalizou a secretária.



Em seguida, o suboficial Abrão falou sobre o Projeto Cidade Limpa, realizado pela Base Aeronaval em parceria com escolas do município. O objetivo é orientar a comunidade para evitar o acúmulo de lixo, o que acaba atraindo aves, principalmente urubus, que podem causar acidentes com as aeronaves.



A programação da Semana do Meio Ambiente continua ao longo desta terça-feira (09/06), no Horto Escola Artesanal. Na parte da manhã, estandes com informações relativas ao meio ambiente e à conscientização ecológica serão visitados por alunos da rede municipal de ensino. À tarde haverá palestra. Na quarta-feira, a partir das 8h30, acontece a caminhada ecológica na orla, com recolhimento simbólico do lixo e abraço à lagoa. A programação será encerrada no dia 11 de junho, quinta-feira, com peça teatral promovida pela Prolagos e com a inauguração da Biblioteca do Consórcio Lagos São João, no Horto Escola.