Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

SEMED dá início à Semana de Capacitação para Gestores escolares

Por Viviane Teixeira em 26/01/2016
Imagem da Notícia: Teve início nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, a Semana de Capacitação para Gestores, uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Até sexta-feira próxima, diretores escolares participarão de diferentes módulos de cursos em cumprimento ao que propõe o Plano Municipal de Educação – PME – no que diz respeito à formação e à capacitação dos gestores. A Semana de Capacitação para Gestores está sendo realizada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos – CEFOR, na parte da tarde.


 

Teve início nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, a Semana de Capacitação para Gestores, uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Até sexta-feira próxima, diretores escolares participarão de diferentes módulos de cursos em cumprimento ao que propõe o Plano Municipal de Educação – PME – no que diz respeito à formação e à capacitação dos gestores. A Semana de Capacitação para Gestores está sendo realizada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos – CEFOR, na parte da tarde.



Para dar início à capacitação, o secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, acompanhado pela secretária adjunta Edlúcia Marques e pela subsecretária Claudete Ramos, recepcionou os gestores em encontro iniciado às 13h. Neste primeiro momento, após uma oração, o secretário deixou aos presentes uma mensagem de incentivo e sucesso para o ano letivo 2016:


“Juntos somos mais fortes e podemos realizar sonhos como educadores mesmo com toda a crise pela qual passa o País”, disse Bittencourt, que completou: “minha palavra é de boas-vindas, de um abraço carinhoso e de reafirmação do nosso sonho”.



Sobre a Semana de Capacitação, o secretário disse: “montamos os módulos desde novembro de 2015 e ontem (25/01) reunimos toda a equipe de coordenadores da SEMED para debater o que será passado durante os próximos dias a vocês”, relatou sobre a reunião realizada na segunda-feira, na parte da tarde, com os responsáveis pela aplicação das capacitações e demais integrantes da equipe.




Durante a tarde desta terça-feira foram aplicados os módulos “Inclusão”, pelo coordenador Diego Souza, e “Afetividade”, pela coordenadora Elizângela Regueira. Na quarta-feira será a vez dos temas “Infraestrutura”, com Edna Lucena, e “Artes”, com Rosângela Ribeiro. No dia 28, a capacitação será sobre os temas “Conselhos Escolares”, com a secretária adjunta Edlúcia Marques e a coordenadora Marilda Silva, “Educação Infantil”, com Ivonete Simão de Sá, Loraine Carvalho e Irineia Pinheiro, e “Departamento Pessoal” com Ana Laura Machado, Lenilce Magalhães, Sandra Jordão e Tatiana Reis. No último dia, sexta-feira (29/01), serão tratados os temas “EJA”, com a coordenadora Adriana Campos – este módulo excepcionalmente às 10h -, “Inspeção”, com a coordenadora Elizângela Lima, e “Nutrição” com a nutricionista Sheila Cunha.


Agenda da Educação – Durante a próxima semana, do dia primeiro ao dia 4 de fevereiro, as escolas municipais voltam a funcionar com o objetivo de reunir gestores e professores na elaboração do planejamento letivo para 2016. Além disto, serão avaliados e debatidos nestes dias temas como a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), o estudo para a contribuição à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a leitura do relatório global 2015 das escolas. As aulas do ano letivo 2016 na rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia começam no dia 15 de fevereiro.