400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

SEMED oferece curso de capacitação para profissionais que atuam nas escolas do campo

Por Viviane Teixeira em 24/02/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, oferece aos professores e gestores das escolas de campo do município o curso “Resgate da Memória Rural – Educação do Campo”. O curso será realizado semanalmente de março a setembro deste ano.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, oferece aos professores e gestores das escolas de campo do município o curso “Resgate da Memória Rural – Educação do Campo”. O curso será realizado de março a setembro deste ano.



A capacitação, que será ministrada pela coordenadora das Escolas do Campo em São Pedro da Aldeia, professora Elizabeth Franco, atenderá aos profissionais já citados das seguintes unidades escolares: Escola Municipal São Francisco de Assis, Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, Escola Municipalizada Elízio da Costa Silveira, Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva, Escola Municipalizada Capitão Costa, Escola Municipalizada Pequiá, Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, Escola Municipal Dr. Plínio de Assis Tavares, Escola Municipalizada Adalgiza da Silva Lobo, Escola Municipalizada Paulo Roberto Marinho, Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira, Escola Municipal Vidal de Negreiros e Escola Municipalizada Retiro.


O curso atende as determinações da Portaria N°86, de 01/02/13, onde estão previstos o desenvolvimento de políticas de formação para profissionais da educação que atuem nas escolas do campo, além da valorização da identidade da escola do campo por meio de projetos pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades dos alunos do campo.


Os interessados deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida até o dia 11 de março no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia trindade dos Santos que fica à Rua Francisco Santos Silva, s/nº, Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal. O curso também será realizado no CEFOR.


Serão formadas duas turmas: das 13h às 17h e das 17h30 às 21h30. A capacitação será de 60h, sendo 32h presenciais, de março a setembro, mais as 28h de elaboração do projeto de culminância, de outubro a novembro. Entre os módulos a serem ministrados estão: “Resgate da Memória Rural: Apresentação do Programa de Pesquisas Voltado para as Escolas do Campo”; “Edição de Vídeo em parceria com NTM”, “Elaboração e Prática de Projetos nas Escolas do Campo”; “Resgate da Memória Rural: Metodologia de Pesquisa e Projetos”; “História, Diretrizes e Escolas do Campo de São Pedro da Aldeia” e “Circuito Rural Aldeense”.