Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

SEMED oferece cursos de formação continuada para professores em diferentes áreas
RSS
Por Viviane Teixeira em 29/02/2016


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, oferece, a partir deste mês de março, quatro diferentes cursos de capacitação voltados para professores da rede municipal de ensino. Os cursos atenderão às áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Artística e Educação Física.



Com o tema “Contando Histórias... Além dos Tempos e Lugares”, a professora Rosângela Guimarães, que é coordenadora de Artes da SEMED, ministrará capacitação voltada para professores da Educação Infantil ao 9º Ano (todas as áreas do conhecimento). As inscrições para o curso seguem até o dia 18 de março e as aulas acontecerão nos dias 23 de março, 20 de abril, 25 de maio e 22 de junho, com carga horária de 40h, sendo 16h presenciais e as outras 24h para elaboração de projeto literário. Serão formadas duas turmas (com 30 vagas cada), uma na parte da manhã, das 8h às 12h, e outra à tarde, das 17h30 às 21h30. São quatro módulos: Módulo I - 23/03 (Manhã/Noite) “Histórias além do tempo – dos saltimbancos medievais aos narradores do século XXI”; Módulo II – 20/04 (Manhã/Noite) “Ferramentas para contar histórias: texto, voz, corpo e imaginário”; Módulo III – 25/05 (Manhã/Noite) “História escrita e falada, acontecida ou inventada” e Módulo IV – 22/06 (Manhã/Noite) “Os Griots – os guardiões da palavra – Histórias Africanas (Lei 10.639)”. Os interessados deverão preencher ficha de inscrição, que pode ser encontrada nas unidades escolares, e entregá-la no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos – CEFOR.


Nos dias 9 e 31 de março, acontecem as capacitações voltadas para professores de Artes (1º ao 5º Ano), de Educação Artística (6º ao 9º Ano), - dia  09/03 -, de Recreação (1º ao 5º Ano) e de Educação Física (6º ao 9º Ano) – 31/03 -, ministradas pelos professores e coordenadores da SEMED, Rosângela Guimarães e Rodrigo Viana. Na área das Artes serão aplicados os temas “Arte e Cultura como formas de fortalecimento do sujeito social e da identidade cultural”, “A educação da sensibilidade”, “A criatividade e a expressividade como fundamentos da condição humana”, “Arte na Educação: fator integrante e integrador das demais áreas do saber” e “Elaboração da proposta curricular do município”. O curso acontecerá das 17h30 às 21h30, no CEFOR. Já o curso voltado para recreadores e professores de Educação Física terá como abordagem “Trabalhando com o Jogo ‘Zbol’”, das 17h30 às 21h30, na recém-inaugurada quadra da Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, que fica à Rua Santa Amélia, no bairro da Estação. Para estes cursos não há a necessidade de inscrição, já que todos os profissionais da área deverão ser capacitados.


Com inscrições abertas até o dia 10 de março, o curso “O Ensino da Matemática: (Re) Construindo Concepções e Práticas”, que terá como tutora a professora Elizabethe Gomes, acontecerá de março a novembro – com exceção do mês de agosto -, com aulas mensais, carga horária de 40h, sendo 32h presenciais e mais 8h de atividades práticas. O curso é voltado para professores de 4º e 5º Ano e do 6º ao 9º Ano na área da Matemática, além de supervisores pedagógicos. Serão formadas três turmas para professores de 4º e 5º Ano: das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 17h30 às 21h30, e duas turmas para professores de 6º ao 9º Ano: das 13h às 17h e das 17h30 às 21h30. Cada uma com capacidade para 30 cursistas.


Com o objetivo de promover a capacitação para os professores alfabetizadores e dinamizadores que atuam do 1º ao 3º Ano da alfabetização, a formação do Pacto Nacional pela Idade Certa – PNAIC 2016, terá início no dia 22 de março, em três turnos: pela manhã das 7h30 às 11h; à tarde das 13h30 às 17h e à noite das 18h às 21h30. Até maio será realizado um encontro por mês em cada turma formada, a partir de junho os encontros acontecerão duas vezes por mês. As inscrições para esta capacitação deverão ser feitas até o dia 11 de março, através do preenchimento de fichas que podem ser encontradas nas unidades escolares, e deverão ser entregues na sala do PNAIC que funciona no CEFOR. Os participantes receberão ao final da capacitação, de 120h, certificados da UFRJ.


Mais informações sobre as capacitações poderão ser obtidas através do e-mail: formacaocontinuadaspa@gmail.com ou no próprio Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, que funciona à Rua Francisco Santos Silva, s/nº, Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.

 

 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086