Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

SEMED realiza reunião para organização do desfile cívico 2016

Por Viviane Teixeira em 08/04/2016
Imagem da Notícia: Foi realizada na quinta-feira, dia 7 de abril, a primeira reunião de organização do desfile cívico pelos 399 anos de São Pedro da Aldeia que será comemorado em 16 de maio próximo. O encontro aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos – CEFOR e reuniu coordenadores da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e diretores das escolas particulares, estaduais e municipais.


Foi realizada na quinta-feira, dia 7 de abril, a primeira reunião de organização do desfile cívico pelos 399 anos de São Pedro da Aldeia que será comemorado em 16 de maio próximo. O encontro aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos – CEFOR e reuniu coordenadores da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e diretores das escolas particulares, estaduais e municipais.



Na parte da manhã reuniram-se os representantes das escolas particulares e estaduais. A parte da tarde foi dedicada às unidades escolares do município. Estiveram à frente da reunião as coordenadoras da SEMED Rosângela Guimarães (Arte) e Elizabeth Franco (Escolas de Campo). Também esteve presente a diretora de Educação, Júlia Regina Pereira.



Durante a reunião foi apresentado o tema do desfile deste ano, que também norteará todos os projetos da Educação em 2016: “Conhecer para Amar e Cuidar...Rumo aos 400 Anos da Aldeia”. No projeto está previsto o resgate histórico, cultural, econômico e natural do município com a participação, além das escolas, de ONGs, entidades civis, militares e associações.



Ficaram divididos como subtemas para o desfile “Caixa de Memórias”, parte do desfile que contará com os alunos da Educação Infantil; “Nossa História Contada em Verso e Prosa”, que tratará sobre as belezas naturais, os jesuítas, os índios, os negros e uma homenagem ao autor do hino municipal, professor Cordelino Teixeira Paulo; “Patrimônio Cultural”, lembrando os pontos turísticos e culturais; “O Campo e suas Contribuições”; “O Ciclo Econômico Trazendo o Progresso”, recontando a história do café, da pesca, das salinas e da agricultura familiar; “Valorizando a nossa Cultura”, que trará as festas do município, o artesanato e a lembrança dos artistas aldeenses; “A Educação no Município”, que falará sobre as primeiras escolas, os primeiros professores, os parceiros da educação, entre outros; “Os 100 Anos da Aviação Naval”; “Os Filhos da Terra”, uma homenagem aos aldeenses ilustres; “Belezas Naturais”, “Olimpíadas 2016” em homenagem à passagem da tocha olímpica por São Pedro da Aldeia e o setor das equipes da SEMED “Somos aldeenses – Amamos nossa Cidade”.



Sobre a preparação para o desfile cívico, a coordenadora Rosângela Guimarães destacou:


“Temos tudo para realizar o mais bonito de todos os tempos, afinal vamos recontar a história de São Pedro da Aldeia e das pessoas que ajudaram a construí-la”, disse.