400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Seminário do PNAIC reúne 13 municípios em São Pedro da Aldeia

Por Viviane Teixeira em 28/08/2015
Imagem da Notícia: Foi realizado na quinta-feira, dia 27 de agosto, o Seminário Inicial do PNAIC – Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa - 2015, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. O evento, uma realização da Prefeitura aldeense através de sua Secretaria de Educação (SEMED), teve como tema: “Os sujeitos protagonistas na rede formativa no âmbito das alfabetizações” e reuniu professores, formadores e a supervisora do polo Baixada Litorânea, formado por 13 municípios.


 Foi realizado na quinta-feira, dia 27 de agosto, o Seminário Inicial do PNAIC – Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa - 2015, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. O evento, uma realização da Prefeitura aldeense através de sua Secretaria de Educação (SEMED), teve como tema: “Os sujeitos protagonistas na rede formativa no âmbito das alfabetizações” e reuniu professores, formadores e a supervisora do polo Baixada Litorânea, formado por 13 municípios.  



Durante a parte da manhã, os convidados foram recebidos pelo secretário municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt e pela coordenadora do PNAIC aldeense, Elizângela Rigueira.  Estiveram presentes ao Seminário representantes de Araruama, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, Saquarema e Silva Jardim e do município sede.



Para dar início à cerimônia de abertura, foram convidados ao palco do teatro, além do secretário Evaldo Bittencourt e da coordenadora Elizângela Rigueira, a coordenadora do polo Lícia Porto, a supervisora Vivian Portilho Bambino e os formadores da UFRJ, Adriana de Paula, Alan Lelis e Naara Castro.


O secretário Evaldo Bittencourt abriu as explanações comentando: “este teatro hoje é uma grande sala de aula representada por professores, alunos e todas as suas multiplicidades”, disse o secretário que também citou a importância da união entre os municípios em busca de melhorias e da superação da crise: “É preciso combater o pessimismo e perceber que por causa de crises a humanidade tem se reinventado e se fortalecido. Percebemos isto também através das relações cognitivas e na convivência diária entre professores e alunos e todo o afeto e o amor que existe nesta relação. Dificuldades existem, mas acredito que sozinhos não fazemos nada. Precisamos nos unir neste momento. Sintam-se todos abraçados por São Pedro da Aldeia e muito obrigado por sonhar conosco, mas não só sonhar, por realizar conosco”, finalizou Bittencourt que parabenizou o trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.


Em seguida, a coordenadora Elizângela Rigueira agradeceu a presença de todos e destacou todo o empenho das equipes do PNAIC:


“Aprendemos muito ao longo destes anos e mesmo com todas as dificuldades sabemos o quanto temos contribuído para a educação em nossos municípios. Somos elos fortes deste Pacto”, finalizou a coordenadora aldeense que pediu a todos que dessem as mãos representando a corrente da união.



Logo após, a professora Georgina, de Macaé, declamou o conto de Marina Colasanti “Sem Asas Porém”, do livro “Longe como o meu querer”. Em seguida, a supervisora Vivian Portilho apresentou a Proposta Formativa 2015 do PNAIC e o calendário de formação para os próximos meses.




Ao longo do dia foram formadas mesas de debates, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. Também à tarde a equipe do PNAIC de São Pedro da Aldeia apresentou o esquete “A Fada dos Talentos” que contou com a participação divertida dos presentes. A programação prosseguiu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) com as oficinas “Registro Reflexivo – fôrmas ou formas?”, “A interdisciplinaridade no campo da formação”, “O estabelecimento de vínculos no processo de formação docente” e “Avaliação diagnóstica pra que te quero?”, com a supervisora Vivian Portilho e os formadores Adriana de Paula, Alan lelis e Naara Castro.