400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Seminário Municipal de Alfabetização celebra sucesso do PNAIC em São Pedro da Aldeia

Por Viviane Teixeira em 12/11/2014
Imagem da Notícia: Foi realizado ontem, dia 11 de novembro, o Seminário Municipal de Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - de São Pedro da Aldeia. O evento aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa e reuniu cerca de 160 professores da rede municipal de ensino em uma manhã de confraternização, aprendizado e comemoração pelo sucesso do PNAIC no município.


 

Foi realizado ontem, dia 11 de novembro, o Seminário Municipal de Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - de São Pedro da Aldeia. O evento aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa e reuniu cerca de 160 professores da rede municipal de ensino em uma manhã de confraternização, aprendizado e comemoração pelo sucesso do PNAIC no município.


A cerimônia oficial teve início com a formação da mesa de autoridades que foi composta pelo secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, pela secretária adjunta Edlúcia Marques, pela subsecretária da pasta, Fátima Motta, pela coordenadora do PNAIC em São Pedro da Aldeia, Elizângela Regueira e pela Formadora do PNAIC/UFRJ, Vivian Portilho.

Dando início às falas, a subsecretária Fátima Motta falou sobre a alegria em participar do evento: “Sou testemunha da perseverança e do carinho com que vocês, do PNAIC, desenvolvem este trabalho. Quero agradecer aos professores pela dedicação e pelas noites de cursos que geram as atividades que chegam até os nossos alunos. Que todos tenhamos um dia iluminado”,finalizou.

Muito emocionada, a subsecretária Edlúcia Marques leu para os presentes o texto “Um professor chamado formiga”, que fala sobre perseverança e superação. “Considero cada um de vocês uma formiguinha, agradeço toda a dedicação e desejo a todos vocês muito sucesso”.


O secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, saudou os professores e profissionais da educação presentes: “Bom dia aos educadores que continuam sonhando. Vivemos dias de muita aridez, devido a era da microeletrônica, uma época em que pessoas são descartadas e aí, quando entramos aqui hoje e vimos esse colorido da decoração e das flores nos remetemos à beleza dos sentimentos que devem ser revividos em sala de aula. Hoje estamos aqui com 160 educadores que enxergam nas crianças a beleza de almas sensíveis, pois apostamos no ser humano e não no descarte de pessoas”, disse o secretário, que completou: “é possível sonhar e continuar fazendo mais pelo crescimento da educação em São Pedro da Aldeia”, finalizou Evaldo Bittencourt, que chamou toda a equipe da Secretaria de Educação – SEMED para o palco em uma homenagem.


Dando continuidade à programação do evento, o aluno Thiago Ribeiro, do 2º Ano da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, leu o texto “Se Criança Governasse o Mundo”, de Marcelo Xavier, e a coordenadora do PNAIC Elizângela Regueira falou aos presentes: “Agradeço a Deus por essa caminhada que não foi fácil. Agradeço também a toda a minha equipe, pois sem ela não faria nada. Sou uma professora muito sonhadora que acredita na educação de qualidade e, por isso, nesse momento quero expressar a minha alegria por este evento e por tudo o que tem sido feito”, disse. Após, foi apresentado um vídeo com atividades realizadas em salas de diversas escolas municipais.

O evento teve continuidade com a palestra da professora e pedagoga Maria de Fátima Silva, com o tema: “Práticas de Leitura, Escrita e Letramento no Ciclo da Alfabetização”. Ao final, a educadora recebeu flores e uma lembrança das mãos do secretário Evaldo Bittencourt, que declarou: “o professor precisa sempre ser reconhecido, por isso, leve o nosso coração”.


Em seguida as professoras Bruna Garrido e Vast Lessa Bastos apresentaram as experiências vividas por elas durante a aplicação da metodologia do PNAIC na Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva. As professoras receberam de dois alunos uma homenagem pelo trabalho realizado.


A última palestra da parte da manhã, “Itinerários da Formação Docente: Caminhos para uma Prática Reflexiva”, foi ministrada pela Mestre em Educação, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Petrópolis e Formadora do PNAIC/UFRJ, Vivian Portilho, que foi muito aplaudida pelos presentes.


O evento foi encerrado na parte da manhã com a peça teatral da equipe do PNAIC. O tema deste ano foi o Sítio do Picapau Amarelo e as professoras-atrizes foram ovacionadas pelos presentes.


Estiveram presentes ainda ao Seminário Municipal de Alfabetização Luciana Guimarães, Coordenadora do PNAIC em Cabo Frio, e Jefferson Valadão, representante do PNAIC de Búzios.