Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Servidores da Assistência Social participam de capacitação

Por Gabrielly Costa em 10/09/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta quinta-feira (10), a capacitação “A atuação do psicólogo no SUAS” para coordenadores e técnicos dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA). A qualificação teve como objetivo fortalecer informações técnicas acerca do trabalho desenvolvido pelo psicólogo no Sistema Único de Assistência Social. O encontro foi ministrado por Renata Rampini, psicóloga da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio.

  A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta quinta-feira (10), a capacitação “A atuação do psicólogo no SUAS” para coordenadores e técnicos dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA). A qualificação teve como objetivo fortalecer informações técnicas acerca do trabalho desenvolvido pelo psicólogo no Sistema Único de Assistência Social. O encontro foi ministrado por Renata Rampini, psicóloga da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio.  



Abrindo a programação do dia, a coordenadora da Proteção Básica e Especial, Wânia Arruda, agradeceu a presença de todos. “Essa é mais uma oportunidade de qualificação que a Secretaria está oferecendo. Esperamos que os profissionais de hoje possam compartilhar o que aprenderam com aqueles que não puderam vir. Estamos planejando três novas capacitações para o próximo mês”, declarou.



Dividindo os profissionais presentes em grupos de cinco, para facilitar a troca de experiências, a capacitação abordou o papel e a presença do psicólogo nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Com um material baseado nas normas técnicas do Ministério de Desenvolvimento Social, também foram trabalhadas a demanda apresentada pelos usuários, o papel da equipe multiprofissional e os desafios encontrados no município. Ao final da qualificação, os participantes receberam certificado.



De acordo com a psicóloga Renata Rampini, a proposta da capacitação era promover um espaço reflexivo para pensar a atuação do psicólogo nos equipamentos da pasta. “A capacitação constante dos profissionais, como a Prefeitura de São Pedro da Aldeia oferece, é o caminho certo. Acho fundamental essa qualificação continuada dos servidores. Nesse encontro, estamos discutindo sobre o papel do psicólogo no SUAS, além de abordamos a questão da equipe multidisciplinar”, disse.



A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos busca realizar a “Capacita Ação” ao menos uma vez por mês, com atividades que buscam promover a qualificação profissional dos servidores. A próxima capacitação irá abordar os direitos das pessoas com deficiência, trabalhando temas como a acessibilidade.