Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Show e desfiles de blocos são destaques da segunda-feira de folia

Por Raíra Morena em 09/02/2016
Imagem da Notícia: Dando continuidade às festividades do “CarnAldeia da Folia”, a segunda-feira (08) foi marcada por muita folia e animação nas praias aldeenses com o desfile dos blocos “Unidos da Pitória”, “Do Sol”, “Aperta Que Dá” e “Vai Kem Ker”. No Centro, a programação começou à noite com a matinê para a criançada, o desfile do tradicional Bloco dos Bonecões, além dos blocos “Trem dos Sequelas”, da Estação, “Vai Quem Quer”, da Ponta do Ambrósio e “Da Paz”, com saída da Praça Hermógenes Freire da Costa. O penúltimo dia de folia foi encerrado em grande estilo com o show da banda Aquarela, que fez todo mundo dançar e cantar ao som dos maiores hits do verão, numa mistura de sucessos do axé, arrocha e sertanejo. Participaram das festividades o Prefeito Cláudio Chumbinho, os secretários de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt e de Cultura, Turismo e Lazer, Sandra Coelho, o Subsecretário de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, o presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos, Ramon Gago, dentre outras autoridades municipais. O encerramento oficial do carnaval aldeense será nesta terça-feira (09), com o show da Banda Nada Igual, a partir das 23h, no Centro.

              Dando continuidade às festividades do “CarnAldeia da Folia”, a segunda-feira (08) foi marcada por muita folia e animação nas praias aldeenses com o desfile dos blocos “Unidos da Pitória”, “Do Sol”, “Aperta Que Dá” e “Vai Kem Ker”. No Centro, a programação começou à noite com a matinê para a criançada, o desfile do tradicional Bloco dos Bonecões, além dos blocos “Trem dos Sequelas”, da Estação, “Vai Quem Quer”, da Ponta do Ambrósio e “Da Paz”, com saída da Praça Hermógenes Freire da Costa. O penúltimo dia de folia foi encerrado em grande estilo com o show da banda Aquarela, que fez todo mundo dançar e cantar ao som dos maiores hits do verão, numa mistura de sucessos do axé, arrocha e sertanejo. Participaram das festividades o Prefeito Cláudio Chumbinho, os secretários de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt e de Cultura, Turismo e Lazer, Sandra Coelho, o Subsecretário de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, o presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos, Ramon Gago, dentre outras autoridades municipais.  O encerramento oficial do carnaval aldeense será nesta terça-feira (09), com o show da Banda Nada Igual, a partir das 23h, no Centro.



              Com o enredo “Somos ouro nas Olímpiadas e no Carnaval”, o desfile do tradicional bloco Unidos da Pitória mais uma vez animou a orla do Porto da Aldeia. Há 18 anos fazendo a alegria dos banhistas da Pitória, este ano o grêmio recreativo uniu esporte e folia na avenida, guiados pela “bateria furiosa da Região dos Lagos”, porta-bandeira e puxadores Joel (compositor) e Leandro Severo. Além da passagem do bloco, a orla da Pitória contou ainda com a animação do cantor e compositor Adriano Marques no palco montado próximo à praça. No setlist, sucessos consagrados e atuais da música popular brasileira.



              Em seguida, no Poço Fundo, foi a vez do bloco carnavalesco “Do Sol” agitar a tarde praiana de moradores e turistas. Ao som de marchinhas de carnaval, o bloco festejou o seu décimo desfile no carnaval aldeense. “Esse bloco foi fundado exclusivamente para a Praia do Sol. Estamos completando 10 anos de fundação com muita alegria. A inteção é sempre a diversão. Graças a Deus a gente tem o apoio da Prefeitura e, para o ano que vem, temos um planejamento ainda maior para o carnaval aqui na praia”, destacou o presidente Lima Freire, o “Rogério do Quiosque”.



              Na Praia do Sudoeste, o comando da folia ficou por conta do bloco “Aperta Que Dá”, que também abordou o tema Olimpíadas e a festa dos deuses gregos, com direito a queima de fogos. Na avenida, muita criatividade, fantasias e acessórios irreverentes e presença de foliões de todas as idades, de crianças a idosos. Vice-presidente do bloco, Cleide Mara Venâncio destacou o caráter familiar do carnaval na Praia do Sudoeste. “O nosso bloco sai há 8 anos e vem crescendo cada vez mais. Hoje a gente conta com um número grande de foliões, famílias que se preparam, pessoas que já vem para São Pedro da Aldeia contando em sair conosco. É um bloco que vem resgatando o carnaval da alegria e da família reunida. A gente fica muito feliz com essa caracterização do nosso bloco”, disse.



              Com cerca de 40 componetes na bateria, a frente do bloco estão ainda o presidente César Vidal, além de Marquinhos Grajaú (compositor/intérprete) e os puxadores Mariana Machado e Fabinho. “Nossa expectativa é sempre trazer muita alegria para o Sudoeste. Queremos agradecer à Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que nos deu um apoio perfeito em termos de logística e de segurança”, destacou Marquinhos.



Em toda a orla, atividades náuticas e recreativas, como Stand Up Paddle, Water Ball, Banana Boat, parque inflável, jet ski e passeio de lancha, atraíam centenas de pessoas e movimentavam o comércio local. Instaladas pela Prefeitura aldeense, em parceria com a Capitania dos Portos, as raias e boias limítrofes garantiram maior segurança para os banhistas.



De Nilópolis, a copeira Tânia Rocha elogiou o carnaval na orla da praia. “Está demais. Sempre venho para cá no carnaval por causa da tranquilidade, de poder brincar em paz, sem problemas. Fico na praia durante todo o feriado e trago a família inteira”, disse a carioca, acompanhada dos sobrinhos, da irmã e de um grupo de amigos.



Com abertura às 19h, a matinê na Praça da Matriz garantiu a diversão para os foliões mirins. No local, uma estrutura coberta foi montada exclusivamente para a criançada. Atividades como corte e cole, desenhos e pintura, concurso de fantasias, pula-pula, música, recreação, animação e brincadeiras infantis fizeram parte da programação infantil. Próximo dali, a tenda da Campanha “S.O.S Crianças”, da Secretaria de Assistência Social, realizava a colocação de pulseirinhas coloridas para identificação de crianças de até 12 anos de idade. Em três dias de carnaval, mais de 2 mil pulseiras já haviam sido distribuídas.



Para a aldeense Ana Paula de Oliveira, a folia infantil é um dos diferenciais do carnaval aldeense. “Eu achei uma iniciativa maravilhosa, estou super orgulhosa da minha cidade que vem fazendo um carnaval voltado para as crianças. A gente vê todo mundo vindo de longe para passar um carnaval mais seguro e tranquilo em São Pedro da Aldeia”, disse a servidora pública de Búzios, ao lado da mãe Ana Rosa, de 60 anos, e dos filhos Nicole, de 11, e o pequeno Marcos Paulo, de três anos, devidamente identificados para curtir a matinê.



              A programação seguiu com o desfile do tradicional Bloco dos Bonecões, com saída da Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. Acompanhado pela banda marcial, anualmente o bloco homenagea grandes figuras e personagens que marcaram a história e a cultura da cidade.



No Boqueirão, a folia se estendeu até a noite com a saída do bloco “Vai Kem Ker”. Embalados pelos surdos, caixas, repiques e tamborins, a Rua Apólinario Rodrigues Soares ficou tomada por foliões que seguiram o trio elétrico em direção à Praia do Sudoeste. Já na Estação, a animação ficou por conta do Trem dos Sequelas, presidido por Marcílio “Dida”, que este ano celebrou os esportes olímpicos e a cidade do Rio de Janeiro mantendo o samba de raiz.



Na Praça da Ponta do Ambrósio, o esquenta do bloco “Vai Quem Quer” chamou a atenção pela organização e pelas atrações oferecidas. No palco coberto instalado, o grupo “Samba Mais” animava os foliões com o melhor do pagode nacional. A programação da concentração contou ainda com o show do grupo “Nada Igual”. “Somos muito gratos ao nosso Prefeito Cláudio Chumbinho, que nos ajudou muito e colaborou para que tudo isso pudesse estar acontecendo. Preparamos uma linda festa, com várias atrações. Para este ano, mais uma vez, estamos homenageando a classe pesqueira”, finalizou o presidente do bloco, Vitinho Maia.



              Encerrando as atividades da segunda de carnaval, o bloco “Da Paz” movimentou a Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro da cidade. Ainda na concentração, o clima era de expectativa e de muita alegria. “A gente canta o que a galera gosta, o que o povo pede”, destacou Márcia Cristina da Conceição, presidente do bloco que há 11 anos desfila pela Avenida São Pedro.



              Aguardando pela saída do bloco, a macaense Joanente Rosa fez sucesso e atraiu olhares pela criativade de sua fantasia – uma sátira da “Globeza”, apelidada de “Xôbeleza”. “Adoro a cidade de São Pedro da Aldeia, é o meu quinto ano de carnaval aqui. O diferencial acho que é o público muito diverso, mas principalmente o carnaval da família reunida. Para este ano, eu me inspirei na Globeleza original, mas foi só uma brincadeira mesmo. Por isso o XôBeleza, porque de beleza aqui não tem nada. Xô!”, brincou a servidora pública, que compareceu ao lado de familiares, num grupo de quase 30 pessoas.



              A segunda-feira do “CarnAldeia da Folia” foi encerrada com o show da banda Aquarela. Nos vocais, os artistas Paulinha Azevedo e Adriano Marques fizeram todo mundo dançar e cantar ao som de sucessos consagrados e atuais, passando por Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, Jorge e Mateus, além da interpretação do último hit do verão “Metralhadora”, da banda Vingadora.



              De acordo com o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt, todo o sucesso é resultado de um trabalho integrado. “A gente sente a empolgação e a felicidade das famílias que vieram curtir o carnaval em São Pedro da Aldeia. Isso demonstra que, mais uma vez, com a graça de Deus, conseguimos obter êxito na organização, no planejamento e no trabalho em parceria com todas as secretarias municipais, o Governo do Estado, através da Polícia Militar, Defesa Civil, Fiscalização de Posturas, Saúde, enfim, uma série de fatores que resultaram no sucesso desta festa maravilhosa e na alegria da população e dos nossos visitantes”, disse.