400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Tarde de atividades marca Dia do Idoso em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 01/10/2013
Imagem da Notícia: Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, preparou uma programação especial de atividades voltadas para o público da melhor idade. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Doutor Átila Costa na tarde dessa terça-feira (01), foi marcado por apresentações culturais de idosos usuários dos CRAS e pela discussão de políticas públicas. Diversos serviços gratuitos foram oferecidos durante a ação: oficinas terapêuticas e de beleza, lanche, aferição de pressão arterial, atividades lúdicas, música ao vivo, distribuição de cartilha, ginástica, atendimentos jurídicos e orientações psicossociais. Estiveram presentes os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt, que compareceu representando o Prefeito Cláudio Chumbinho; de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt e de Assistência Social, Sandra de Badu, a Promotora de Justiça, Sabrina Carvalhal, o coordenador dos postos de saúde, Gustavo Suarez, representando a Secretária de Saúde, Vanessa Matalobos, e a coordenadora do Creas, Marilúcia Borromeu.

         Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, preparou uma programação especial de atividades voltadas para o público da melhor idade. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Doutor Átila Costa na tarde dessa terça-feira (01), foi marcado por apresentações culturais de idosos usuários dos CRAS e pela discussão de políticas públicas. Diversos serviços gratuitos foram oferecidos durante a ação: oficinas terapêuticas e de beleza, lanche, aferição de pressão arterial, atividades lúdicas, música ao vivo, distribuição de cartilha, ginástica, atendimentos jurídicos e orientações psicossociais. Estiveram presentes os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt, que compareceu representando o Prefeito Cláudio Chumbinho; de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt e de Assistência Social, Sandra de Badu, a Promotora de Justiça, Sabrina Carvalhal, o coordenador dos postos de saúde,  Gustavo Suarez, representando a Secretária de Saúde, Vanessa Matalobos, e a coordenadora do Creas, Marilúcia Borromeu.


O Secretário de Governo, Edmilson Bittencourt, parabenizou às equipes pelo trabalho que vem sendo realizado à frente da Assistência Social. “É motivo de muita alegria estar aqui hoje representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, que sempre expressou sua grande preocupação com a parte social do município e, em especial, os idosos. Em nome do Prefeito, quero expressar todo o reconhecimento pelo grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, juntamente à Saúde e à Educação, levando diversos projetos aos nossos bairros. Sabemos que há muito a ser feito, mas acredito que estamos no caminho certo e, com certeza, vamos fazer muito mais”, disse.

         O evento foi abrilhantado com as apresentações de dança e canto coral de idosos dos Cras da Rua do Fogo, São João e Balneário das Conchas. A coordenadora do Creas, Marilúcia Borromeu, abriu os trabalhos da tarde falando sobre os objetivos do evento, que também marcou a culminância do trabalho itinerante “Idoso Cidadão”. O projeto, realizado há cerca de três meses pelo Creas junto aos idosos que integram os Grupos de Convivência da Terceira Idade dos Cras, surgiu em resposta à demanda de idosos negligenciados, vítimas de violência e em situação de maus tratos no município. “O dia de hoje é um dia de confraternização, que marca o término desse projeto de conscientização, aproximação, busca ativa e de fortalecimento da rede socioassistencial. É com muita alegria que finalizamos essa etapa do projeto, com esse dia que preparamos com tanto carinho para acolher os nossos idosos”, disse.

Em seguida, a Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, a Sandra de Badu, destacou o trabalho desenvolvido junto aos Cras, através do Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz”. “A gente sabe que, com o aumento da expectativa de vida da população, o Poder Público tem por obrigação buscar alternativas de políticas públicas que atendam ao idoso. E a gente tem procurado incansavelmente, dentro das possibilidades e das dificuldades encontradas, proporcionar uma melhor qualidade de vida para os nossos idosos. E foi buscando uma saída para oferecer espaços de convivência e socialização dentro dos bairros que idealizamos o Projeto Viver Bem Feliz, que tem levado, semanalmente, o lazer, a integração e o resgate da autoestima para os idosos nos Cras”, disse a secretária, que citou ainda o Projeto Itinerante “CRAS Cidadão”, que igualmente tem levado serviços gratuitos de promoção à saúde, educação e inclusão social para diversos bairros aldeenses.


O coordenador dos postos de saúde, Gustavo Suarez, reforçou a importância da parceria firmada com a Assistência Social. “Quando se fala em melhoria da qualidade de vida do idoso, é de fundamental importância lidarmos com a saúde e os projetos nos dão a oportunidade de trabalhar com a promoção da saúde e prevenção da doença. Mais do que isso, é a participação de um momento de dignificação do ser humano e do crescimento da sociedade. É mexer com a autoestima, a autoimagem e com a felicidade. Eu acho que é esse o objetivo de todo o governo: tornar o seu povo mais feliz”, disse.

Para o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o momento é de reflexão. “Nós estamos vivendo um período, e as estatísticas mostram isso, marcado pela tristeza, pela violência, pela falta de amor e pelo vazio existencial que, inclusive, tem atingido todas as faixas etárias. Por isso, é uma grande emoção quando a gente vê esses trabalhos que estão sendo desenvolvidos no nosso município, que demonstram a preocupação do governo com o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. É preciso que nós reflitamos nessa prática do valor da pessoa e da sua dignidade enquanto criatura do mundo, com todas as suas potencialidades e capacidades, para que possamos ser pessoas melhores e viver num mundo melhor”, ressaltou.

Na ocasião, mais de 50 idosos integrantes dos Grupos de Convivência da Terceira Idade dos seis Centros de Referência da Assistência Social puderam conhecer mais sobre os projetos e programas sociais voltados para os idosos, oferecidos pelo município, receberam informações sobre legislação, foram homenageados e acompanharam ainda a trajetória e funcionamento do trabalho desenvolvido pelo Creas e pelos Cras desde o início do ano. Para o evento, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer preparou uma produção audiovisual, com depoimentos de usuários, para apresentação dos serviços à disposição do público idoso no município, entre eles a Academia Popular, EJA, Nesf, Programa “Tecendo o Saber” e Horto Escola Artesanal.

A Promotora Sabrina Carvalhal, da 3ª Promotoria de Justiça na Comarca de São Pedro da Aldeia, falou sobre a atuação do Ministério Público na área do idoso e reforçou a parceria com o Creas na resolução das demandas. “Aproveito a ocasião para me colocar sempre à disposição para atender a todos os casos que se mostrarem dentro da atribuição do Ministério Público e vou continuar trabalhando junto ao Creas para estar melhorando a situação dos idosos no município”, ressaltou Sabrina, que recomendou a todos a leitura atenta da cartilha idealizada pelo Creas. O material informativo, produto do Projeto “Idoso Cidadão”, contém as principais informações sobre direitos dos idosos, telefones úteis, entre outras orientações básicas. Na ocasião, a Secretária Sandra de Badu fez a entrega simbólica dos exemplares à seis idosos usuários de cada Cras.

Ao longo da tarde, diversas atividades culturais, educativas e de promoção à saúde foram desenvolvidas para acolher o público idoso. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a ação ofereceu gratuitamente aferição de pressão arterial, massoterapia, auriculoterapia, massagens relaxantes, ginástica e alongamento. Tendas com informações sobre os serviços de saúde ofertados pelo município foram montadas no local. Todos os serviços foram realizados por profissionais da saúde, educadores físicos e fisioterapeutas. Houve ainda plantão para orientações jurídicas e atendimentos psicossociais. Lanche, música ao vivo, corte de cabelo, esmaltização e dicas de maquiagem também fizeram parte da programação festiva. O evento contou com a participação de idosos do asilo “Pousada Vovó Feliz”, do bairro Balneário das Conchas.

 

Tópicos: Dia Do Idoso , Idosos , CRAS , Teatro Municipal , CREAS