Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Teatro Municipal recebe reparos
RSS
Por Mônica Marins em 21/08/2013

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia ganhou reparos na estrutura técnica e no prédio. Com as melhorias que recebeu, o local está pronto para receber o primeiro Festival Estudantil de Teatro, em novembro, que começará nas escolas da Rede Municipal e terá a culminância no palco do Teatro.

As intervenções feitas no interior do teatro incluem a pintura das paredes, no interior e na parte externa, dedetização, recuperação de 38 refletores, conserto de dois aparelhos de ar-condicionado, as descargas dos banheiros, a recuperação do forro e a compra do equipamento de som.  Na renovação do teatro está incluída.

Há oito meses quando a nova administração assumiu o governo da cidade, o teatro estava em condições muito precárias, porque não tinha nenhuma aparelhagem de som, a iluminação era insuficiente para um bom espetáculo, os quatro aparelhos de ar-condicionado estavam com defeito, havia um buraco no forro do teto, as paredes estavam sujas; além de tudo isso, cupins e baratas tomavam conta do ambiente, devido à falta de dedetização. Mesmo com todos os problemas, o teatro não podia ser interditado por não haver outro espaço que pudesse abrigar eventos de médio e grande porte, como explica o diretor Nelson Yabeta: “Nós encontramos o teatro nas piores condições técnicas possíveis, para se ter uma ideia, nem fios havia aqui. Por diversas vezes a iluminação simplesmente parou de funcionar no meio do espetáculo, estava tudo deteriorado por falta de manutenção e pelo uso inadequado”, diz o diretor.

As obras de recuperação começaram em fevereiro e seguiram de forma acelerada, para que em pouco tempo o teatro estivesse condições de receber todo o tipo de espetáculo ou evento. Para deixar a parte externa do teatro mais bonita, foi feito um trabalho de jardinagem, logo no início do ano. Através da secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos foi feito um trabalho de organização do estacionamento, delimitação das vagas para os carros, plantio de árvores e palmeiras nativas e jardinagem no em torno do prédio.

A parte legal também está em dia: o Teatro já está com a maior parte da documentação em dia, foram acertadas a certidão de ocupação e o alvará provisório. Para maior segurança, foi instalado um novo sistema de prevenção contra incêndio e a instalação de novos extintores e mangueiras.

Com a casa em ordem, a expectativa é de que o número de espetáculos aumente. A ideia é que, até o final deste ano, sejam comprados mais vinte e dois refletores, totalizando 60, número suficiente para um iluminar um espetáculo de grande porte.

De acordo com Nelson Yabeta, a partir de agora, com o teatro estruturado, será possível fechar parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI- e trazer espetáculos gratuitos para a cidade, como também diversificar as produções e trabalhar a formação de plateia.  

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Evaldo Bittencourt, comemora as realizações. “Tantos são os desafios deixados pela gestão anterior que uma sensação de alegria toma conta na celebração de cada etapa da recuperação da nossa dignidade, do nosso patrimônio. Falo como aldeense, e o teatro foi muito maltratado. Com carinho, luta e  dedicação da nossa equipe na gestão do Prefeito Cláudio Chumbinho, estamos gradativamente buscando garantir o espetáculo com as condições necessárias e ideais. Registro o empenho do Diretor Nelson Yabeta  e a dedicação da equipe da secretaria”, disse o secretário.

 

 

 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086