Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Técnicos de enfermagem recebem capacitação para acolhimento em DST/Aids

Por Renato Silveira em 05/07/2017
Imagem da Notícia: Como atuar diante do primeiro contato de um paciente com DST/Aids na Unidade de Saúde foi o tema de uma capacitação realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (5). O acolhimento e o aconselhamento de pacientes em tão complexa situação foram as principais pautas da discussão que exibiu o vídeo “Anjos de asa quebrada”, que narra as dificuldades de uma paciente de HIV, mãe de cinco filhos, os dois últimos infectados pelo vírus.

Como atuar diante do primeiro contato de um paciente com DST/Aids na Unidade de Saúde foi o tema de uma capacitação realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (5). O acolhimento e o aconselhamento de pacientes em tão complexa situação foram as principais pautas da discussão que exibiu o vídeo “Anjos de asa quebrada”, que narra as dificuldades de uma paciente de HIV, mãe de cinco filhos, os dois últimos infectados pelo vírus.


 

De acordo com a enfermeira Simone, a abordagem abrangeu principalmente as três doenças mais diagnosticadas nas Unidades de Saúde, que são a sífilis, hepatite B e AIDS.


 

“Vamos nos fixar prioritariamente nessas três doenças, que são as mais comuns e que necessitam de uma maior atenção dos profissionais de Saúde, principalmente no acolhimento e aconselhamento dos pacientes", explicou.


 

Segundo a enfermeira, essa atenção especial ao paciente pode evitar maiores danos à saúde do paciente e, em caso de mulheres grávidas, da transmissão vertical para os bebês.

 

“Com esses cuidados, podem ser evitados problemas como a contaminação do feto no útero e na amamentação” explicou.