Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Terceiro encontro do PNAIC de Educação Infantil é realizado em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 24/05/2018
Imagem da Notícia: O terceiro encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, foi realizado nesta terça (22) e quarta-feira (23), no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). Cerca de 120 educadores da rede de ensino municipal, entre professores do pré I e pré II, participaram da formação. Os encontros são realizados de forma mensal e a equipe é composta pelas formadoras Maria Clarete Martins, Juliana Carvalho e Naina Muzy.

O terceiro encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, foi realizado nesta terça (22) e quarta-feira (23), no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).  Cerca de 120 educadores da rede de ensino municipal, entre professores do pré I e pré II, participaram da formação. Os encontros são realizados de forma mensal e a equipe é composta pelas formadoras Maria Clarete Martins, Juliana Carvalho e Naina Muzy.


 


O terceiro encontro teve como objetivo reconhecer a importância dos diversos gêneros literários e valorizar a utilização de diferentes estratégias de leitura em sua prática. Todo o conteúdo ministrado enfocou a leitura e a escrita na Educação Infantil. Como pauta da formação, foi feita a leitura de três relatos reflexivos, atividade prática, letramento literário “O segredo da lagartixa”, referencial teórico, realização de atividade como “Ladrão de galinhas” e “Cinderela”, exibição de vídeo da história “O rei, o pescador e o anel”, além de apresentação em grupo.


 


Segundo a formadora Maria Clarete Martins, o terceiro encontro da formação teve como enfoque as crianças como leitoras, a importância da atuação do professor junto à Educação Infantil e a valorização da leitura em suas diferentes formas. “O livro e a leitura têm que causar encantamento para os alunos e nós, professores, temos esse poder de transformar um simples livro em uma grande história”, disse.


 

A formação oferece trocas de saberes e de experiências, além de sugestões de aulas significativas e dinâmicas. As temáticas são discutidas com base em referenciais teóricos com a finalidade de respaldar a prática pedagógica dos professores.