400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Unidade Básica de Saúde do bairro Porto da Aldeia já está em construção

Por Raíra Morena em 03/10/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através das Secretarias de Urbanismo e Saúde, já iniciou as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Porto da Aldeia, que ficará situada na Avenida Saputiaba, próximo ao CRAS. A obra foi possível graças ao pacote de recursos recuperados pela Prefeitura por meio de projetos financiados pelo Governo Federal, com a contrapartida do município. Com a construção, a UBS do Porto da Aldeia, que atualmente funciona em um prédio alugado na Rua Guliver Monteiro G. Filho nº 102, mudará para o novo endereço.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através das Secretarias de Urbanismo e Saúde, já iniciou as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Porto da Aldeia, que ficará situada na Avenida Saputiaba, próximo ao CRAS. A obra  foi possível graças ao pacote de recursos recuperados pela Prefeitura por meio de projetos financiados pelo Governo Federal, com a contrapartida do município. Com a construção, a UBS do Porto da Aldeia, que atualmente funciona em um prédio alugado na Rua Guliver Monteiro G. Filho nº 102, mudará para o novo endereço.

 

 

 

Toda a estrutura do posto já foi erguida no local e a parte de alvenaria da construção já foi concluída. Segundo o diretor de Obras Públicas e Orçamentos da Secretaria de Urbanismo, Luciano Silveira, a previsão entrega da obra é para o início do ano que vem. “Estamos na fase de colocação de laje e esperamos, o quanto antes, concluir essa importante obra para a população”, ressaltou. A Unidade vai contar com consultório odontológico, ginecológico, consultório geral, sala de espera e sala de palestras.

 

 

Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, a construção da Unidade é mais um avanço na área da saúde. "O bairro Porto da Aldeia necessitava da construção desse posto, isso mostra o quanto estamos investindo  e nos preocupamos com a saúde municipal.  Essa nova unidade vai atender a todos os moradores do bairro e adjacências", disse.

 

 

De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, o investimento na construção e reestruturação das unidades básicas de saúde têm sido uma das grandes prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho, que tem buscado parcerias para fortalecer a rede de atenção primária à saúde no município. “O posto de saúde é a porta de entrada prioritária no sistema de saúde municipal. É lá onde os usuários recebem atendimentos multidisciplinares, com foco na prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde, além de terem acesso a campanhas e a diversas atividades de educação em saúde. Por isso, essa parceria com o Governo Federal é essencial para ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento à população”, ressaltou.


Ao todo, São Pedro da Aldeia terá seis novos postos de saúde, que deverão ter as construções iniciadas no início de 2014. Outras três unidades existentes já passaram por obras de reforma geral: os postos de saúde do Baixo Grande e Vinhateiro, em parceria com o Governo Federal, além da unidade do bairro São João I, com recursos próprios.  

 

Tópicos: ESF , Atenção Básica , Porto da Aldeia , UBS