400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Unidos de Vila Isabel abre o carnaval da Alegria em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 01/03/2014
Imagem da Notícia: Não faltou animação e samba no pé na abertura oficial do carnaval "É Tempo de Alegria" em São Pedro da Aldeia. A grande atração da noite desta sexta-feira (28) foi a bateria da escola de samba Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval carioca em 2013, que se apresentou no palco principal, no Centro da cidade. A Swingueira de Noel fez todo mundo dançar e cantar com sambas-enredo que marcaram a trajetória da azul e branco da terra de Noel Rosa. A alegria também tomou contas das principais ruas do Centro e no bairro São João, sob o comando dos blocos Cupido, das Donzelas e Sou Tainha, Já Fui Piranha, que arrastaram milhares de foliões de todas as idades. O Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Coelho e demais autoridades municipais acompanharam de perto as festividades do primeiro dia de folia aldeense.

Não faltou animação e samba no pé na abertura oficial do carnaval "É Tempo de Alegria" em São Pedro da Aldeia. A grande atração da noite desta sexta-feira (28) foi a bateria da escola de samba Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval carioca em 2013, que se apresentou no palco principal, no Centro da cidade. A Swingueira de Noel fez todo mundo dançar e cantar com sambas-enredo que marcaram a trajetória da azul e branco da terra de Noel Rosa. A alegria também tomou contas das principais ruas do Centro e no bairro São João, sob o comando dos blocos Cupido, das Donzelas e Sou Tainha, Já Fui Piranha, que arrastaram milhares de foliões de todas as idades. O Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho,  a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Coelho e demais autoridades municipais acompanharam de perto as festividades do primeiro dia de folia aldeense.  

Prestigiando todas as atrações da folia, o Prefeito Cláudio Chumbinho destacou o sucesso do carnaval no município. "Estamos trabalhando muito com transparência e responsabilidade para oferecer uma festa maravilhosa, de muita alegria, segurança e diversão para toda a população de São Pedro da Aldeia e visitantes. Agradeço a Deus pela realização desse evento, a toda nossa equipe técnica, ao apoio que o Governo do Estado e Federal têm dado ao nosso município, uma parceria forte para somar, trazer novos investimentos e melhorar cada vez mais a realidade de São Pedro da Aldeia", destacou.


Pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, os ritmistas da G.R.E.S Unidos de Vila Isabel fizeram jus ao nome, mostrando variações rítmicas e fusões com batidas tradicionais e inovadoras que não deixaram ninguém parado. O show foi abrilhantado pela participação especial da passista Kelly Amaral, premiada com o Estandarte de Ouro no ano passado. O Diretor de Harmonia da Escola, Fernando Veiga, se mostrou feliz em participar da festa aldeense e falou ainda sobre as expectativas para o grande desfile na Marquês de Sapucaí, que este ano terá como enredo “Retratos de Um Brasil Plural”. 

"É um orgulho muito grande para nós estarmos em São Pedro da Aldeia para a abertura do carnaval. Só temos a agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho, a equipe de organização e a toda a população pela recepção maravilhosa, todos realmente nos abraçaram. Este ano estamos lutando pelo bicampeonato, fizemos nosso último ensaio técnico com toda a comunidade unida. Estamos preparados para mostrar a nossa força na avenida", disse. 

Segundo a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Coelho, a Sandra de Badu, toda a programação da folia de Momo aldeense foi preparada especialmente para cumprir com todos os quesitos de um carnaval de muita diversão, qualidade e alegria para toda a família. "São Pedro da Aldeia já é uma referência em toda a Região dos Lagos por ter um carnaval tranquilo, da família, com muita segurança e alegria. Sem contar com as atrações especiais este ano: grandes nomes do carnaval carioca, abrindo com a Vila Isabel e fechando, na terça-feira, com Neguinho da Beija-Flor, as bandas que vão se apresentar não só no palco principal do Centro, mas também nos bairros, nas praias, e ainda os tradicionais blocos de rua", destacou.

Além do show no palco principal, a sexta-feira de carnaval foi agitada também no Bairro São João e nas principais ruas do Centro da cidade. Com concentração às 21h30, o Bloco do Cupido empolgou os moradores do bairro São João e adjacências com direito a trio elétrico, DJ, tendas e muita recreação infantil. Na ocasião, o presidente do bloco, Douglas Moreth, ressaltou o apoio da Prefeitura também ao carnaval de rua. "Agradeço muito ao Prefeito Cláudio Chumbinho, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, à presidência da Liga dos Blocos Carnavalescos por todo o apoio aos blocos, levando alegria para os bairros da nossa cidade", disse.


Com saída da Rua dos Casarões, o bloco Sou Tainha, Já Fui Piranha arrastou foliões de todas as idades, exaltando a Lagoa de Araruama. Fechando a programação de blocos da noite no melhor estilo micareta, o Bloco das Donzelas levou milhares de pessoas à Praça Hermógenes Freire da Costa, a Praça das Águas, para a concentração. Conduzidos por um trio elétrico recheado de homens fantasiados de animadores de torcida, em alusão à Copa do Mundo, o bloco celebrou os hits do momento, passando pelo funk, axé até o sertanejo universitário, fechando com chave de ouro a festa. 

Para garantir a segurança dos foliões, o evento contou com a presença de equipes de plantão da Brigada de Incêndio, Defesa Civil, Grupamento Especial de Operações Táticas da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo. Uma tenda da Secretaria de Saúde também foi montada ao lado do palco principal, equipada com materiais de primeiros socorros, quatro macas, duas cadeiras e medicamentos. Por dia, um médico, uma enfermeira e técnicos em enfermagem  estarão realizando atendimentos aos foliões. Uma ambulância também foi colocada à disposição do público. 

Houve ainda distribuição de preservativos e leques aos foliões, e informações sobre prevenção a DST/Aids e Hepatites Virais foram fornecidas à população por uma equipe de servidores de plantão da Secretaria de Saúde. Além disso, houve entrega de pulseirinhas de identificação coloridas para crianças de até 12 anos de idade - um serviço oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, das 18h às 00h, durante os cinco dias de folia. 

A festa segue a todo vapor neste sábado (1), às 23h30, com a apresentação da banda MD3 no palco principal. No domingo (02), será a vez o grupo de pagode Sempre Assim. Na segunda-feira(03), o que impera é o sertanejo universitário, com a apresentação da dupla Rodrigo e Led. Já o encerramento da festa, na terça-feira (04), será comandado pelo cantor Neguinho da Beija Flor, celebrando antigos sambas-enredo da escola, além do clássico “Domingo, eu vou ao Maracanã”. Além das atrações no Centro, na Praia da Pitória haverá shows todos os dias a partir de sábado, sempre às 17h. Na programação de sábado, a banda de axé Nós Na Fita. No domingo, é a vez do Grupo Papo 10, seguido pelo Lance Maneiro, na segunda-feira e, na terça, encerramento com o grupo MD3. Na Praia do Sudoeste, de sábado a terça-feira, o banho de lagoa será animado por DJ’s, de 10h às 19h.



Confira a programação dos blocos de rua:

Sábado (01)

- Unidos da Pitória
Concentração – Praia da Pitória – 14h

- Rubro Negro
Concentração – Praia da Pitória – 16h

- Aperta que dá
Concentração – Xodó da Praia – Praia do Sudoeste – 16h30

- Nosso boi é bom
Concentração – Bar do Amaral – Vinhateiro – 17h

- Vai Kem Ker
Concentração – Xodó da Praia – Praia do Sudoeste – 19h

- Pilantras
Concentração -20h – Praça do Poço Fundo

- Azul e Branco
Concentração – Avenida Baixo Grande – 21h30

- Camisolas
Concentração – Casa de Badu – Centro – 22h

- Bloco da Paz
Concentração – Praça Hermógenes Freire – 23h

- Trem dos Sequelas
Concentração – Praça Hermógenes Freire – 0h


Domingo (02)

- Piranhas
Concentração – Praia da Pitória – 12h

- Tamarineiro
Concentração – Bar do Tião – Praia Linda – 13h

- Pescou na Proa
Concentração – Praia da Baleia – 13h

- Ipê
Concentração – Praia da Pitória – 16h

- Império
Concentração – Bar do Genésio – Praia do Sudoeste – 18h

- Kumé ki sabe Cupido
Concentração – Praça do DPO – Bairro São João – 18h

- Boi bandido
Concentração – Praça do Poço Fundo – 20h

- Unidos do Bairro São João
Concentração – Marquinhos Bar – Bairro São João – 21h

- Carrapeta
Concentração – Avenida Baixo Grande – 21h

- Burro Van
Concentração – Terminal – Centro – 22h30

 - Aldeia Diversidade
Concentração – Praça Hermógenes Freire – Centro - 1h


 Segunda-feira (03)

 - Bloco das Donzelas
Concentração – Praia da Pitória – 12h

- Unidos da Pitória
Concentração – Praia da Pitória – 14h

- Aperta que dá
Concentração – Xodó da Praia – Praia do Sudoeste – 16h30

- Bloco do Sol
Concentração – Praia do Sol – 16h30

- Nosso boi é bom
Concentração – Bar do Amaral – Vinhateiro – 17h

- Vai kem Ker
Concentração – Xodó da Praia – Praia do Sudoeste – 19h

- Trem dos Sequelas
Concentração – Bar do Jair – Estação – 19h

- Azul e Branco
Concentração – Avenida Baixo Grande – 21h30

- Camisolas
Concentração – Aldeia Shopping – Centro - 22h

- Da Paz
Concentração – Praça Hermógenes Freire – Centro -23h


Terça-feira (04)
 
- Piranhas
Concentração – Praia da Pitória – 12h

- Tamarineiro
Concentração – Bar do Tião – Praia Linda – 13h

- Pescou na Proa
Concentração – Praia da Baleia – 13h

- Ipê
Concentração – Praia da Pitória – 16h

- Império
Concentração – Bar do Genésio – Praia do Sudoeste – 18h

Forasteiros
Concentração – Praça do Poço Fundo – 20h

- Unidos do Bairro São João
Concentração – Marquinhos Bar – Bairro São João – 21h

- Burro Van
Concentração – Terminal – Centro - 22h