Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Usina de Asfalto municipal é reativada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 11/03/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reativou a Usina de Asfalto a Frio da cidade, localizada no bairro Balneário, atrás do Horto Escola Artesanal. O local, que estava inativo e abandonado há anos, recebeu novos equipamentos e reforma geral. O material produzido na usina será utilizado para asfaltar e fazer manutenção de vias do município. O objetivo é gerar economia aos cofres públicos, reduzir a burocracia e agilizar os serviços. A unidade tem capacidade para produzir 40 toneladas de asfalto por hora. A reativação da usina aldeense é resultado de ações do Governo Municipal, em parceria com o Estado e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reativou a Usina de Asfalto a Frio da cidade, localizada no bairro Balneário, atrás do Horto Escola Artesanal.  O local, que estava inativo e abandonado há anos, recebeu novos equipamentos e reforma geral. O material produzido na usina será utilizado para asfaltar e fazer manutenção de vias do município. O objetivo é gerar economia aos cofres públicos, reduzir a burocracia e agilizar os serviços. A unidade tem capacidade para produzir 40 toneladas de asfalto por hora. A reativação da usina aldeense é resultado de ações do Governo Municipal, em parceria com o Estado e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).



O Prefeito Cláudio Chumbinho fala sobre a importância da usina para  São Pedro da Aldeia. "Somos o único município da Região dos Lagos que possui uma usina de asfalto e não poderíamos deixar o local abandonado e destruído, pois sabemos da importância da fabricação do material para economia do município e para agilizar os serviços de asfaltamento. Nossa cidade necessita de pavimentação e manutenção das vias já pavimentadas. Por isso, procuramos o Governo do Estado para fazermos a parceria e reativar a usina. Equipamentos antigos foram trocados por novos e o que deu para aproveitar foi totalmente reformado", disse o Prefeito. 




As intervenções na usina envolveram reformas dos motores, da guarita do painel elétrico, da parte de rolamento, limpeza do terreno, reestruturação da parte elétrica e nova instalação de água. Toda a unidade recebeu pintura nova. Foram adquiridas duas novas redutoras para misturador, uma redutora para esteira e um vibrador. O tanque de emulsão asfáltica, o depósito de massa asfáltica e piche e aparelhos, como bombas e funis, passaram por limpeza. Também foram compradas bomba d’água e caixa d’água novas para o local.



De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Jayme Gomes, a usina é reabastecida com produtos necessários para a produção do asfalto todos os dias. 



“A usina da cidade ficou parada durante muito tempo. É muito interessante para São Pedro da Aldeia ter a unidade funcionando, porque assim conseguiremos atender demandas do município sem precisar da intervenção do Governo do Estado ou Federal. Usaremos o asfalto produzido para serviços de conservação e restauração de ruas, além da pavimentação de vias de pequeno porte”, declarou.



A Prefeitura já deu início à fabricação de massa asfáltica na usina. O material produzido na unidade será destinado à recuperação, manutenção, pavimentação de vias e em operações “tapa-buracos” em diversos bairros da cidade. 



Para o serviço, os funcionários contam com o auxílio de maquinário pesado, como retroescavadeira e caminhão de descarregamento.