Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades de Saúde em São Pedro da Aldeia

Por Renato Silveira em 06/06/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando para toda a população a vacina contra os vírus H1N1 e influenza (formas de gripe) em todas as Unidades de Saúde do município. A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde decidir disponibilizar a imunização a toda a população. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando para toda a população a vacina contra os vírus H1N1 e influenza (formas de gripe) em todas as Unidades de Saúde do município. A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde decidir disponibilizar a imunização a toda a população. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.



Nesta terça-feira (06), o município estará recebendo novas doses do Ministério da Saúde, além das já disponíveis. A vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.


É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.