400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Vacinação antirrábica atende cerca de 14 mil cães e gatos em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 23/09/2013
Imagem da Notícia: Cerca de 14 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva durante o último sábado (21) em São Pedro da Aldeia. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica aconteceu em todos os 23 postos de saúde do município, na Policlínica do Centro e postos volantes. Mais de 150 profissionais, entre veterinários, enfermeiros, técnicos, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estiveram envolvidos na mobilização. Para os donos que não puderam levar os animais às unidades neste fim de semana, a Coordenação de Vigilância Sanitária informa que continua disponibilizando em todos os postos de saúde doses únicas de 1ml para distribuição gratuita. Para retirar, é necessário levar um recipiente com gelo para a conservação e transporte da vacina.

Cerca de 14 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva durante o último sábado (21) em São Pedro da Aldeia. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica aconteceu em todos os 23 postos de saúde do município, na Policlínica do Centro e postos volantes. Mais de 150 profissionais, entre veterinários, enfermeiros, técnicos, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estiveram envolvidos na mobilização. Para os donos que não puderam levar os animais às unidades neste fim de semana, a Coordenação de Vigilância Sanitária informa que continua disponibilizando em todos os postos de saúde doses únicas de 1ml para distribuição gratuita. Para retirar, é necessário levar um recipiente com gelo para a conservação e transporte da vacina.

 

De acordo com o coordenador municipal de Vigilância Sanitária, Júlio Peralva, apesar do término da campanha, o município continua disponibilizando doses de 1ml em seringas únicas para a população. “Fizemos uma reserva estratégica de três mil doses para a distribuição após a campanha. As pessoas que não puderam levar seus bichos de estimação aos postos de saúde no sábado, ainda poderão retirar a dose única da vacina gratuitamente em todos os postos e na sede da Vigilância Sanitária, onde ainda temos outras mil doses reservadas. Para retirar, é necessário levar um compartimento com quantidade de gelo suficiente, cerca de meio saco, para o transporte e armazenamento da vacina”, ressaltou.

 

A sede da Vigilância Sanitária fica na Rua Eurico Coelho, s/n°, no Centro da cidade, ao lado do Banco do Brasil. Todos os cães e gatos a partir de dois meses de idade devem ser imunizados. Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas, somente após a amamentação. O coordenador ressaltou ainda a importância da vacinação antirrábica como principal mecanismo de controle da raiva urbana. “A vacinação contra a raiva em cães e gatos é de extrema importância para o controle da doença entre os animais de companhia e, consequentemente, para manter a população protegida”, disse.

 

Segundo Julio, a meta de vacinação em São Pedro da Aldeia foi atingida. “Pretendíamos realizar cerca de 80% das vacinações no município e conseguimos atingir o nosso objetivo”. Além dos 23 postos de saúde, a campanha também contou com três postos volantes de vacinação no Centro, Balneário das Conchas e Recanto do Sol.

 


Tópicos: Campanha Vacinação Antirrábica , Imunização , Cães e gatos , Postos de Saúde