400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Vacinação contra a Influenza começa no sábado (26) em São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 17/04/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, participa no sábado (26) da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo da campanha é reduzir a incidência de contaminação pelo vírus H1N1, causador da gripe. A mobilização acontecerá em todos os postos de saúde da cidade e na Policlínica do Centro, das 8h às 17h. A campanha vai imunizar crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, povos indígenas, pessoas portadores de doenças não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mediante apresentação de receituário médico, e população privada de liberdade.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, participa no sábado (26) da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo da campanha é reduzir a incidência de contaminação pelo vírus H1N1, causador da gripe. A mobilização acontecerá em todos os postos de saúde da cidade e na Policlínica do Centro, das 8h às 17h. A campanha vai imunizar crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, povos indígenas, pessoas portadores de doenças não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mediante apresentação de receituário médico, e população privada de liberdade.



Mais de 170 funcionários de saúde participarão da campanha de vacinação, a estimativa é de que a cidade receba cerca de oito mil doses. Apesar de receberem a imunização contra o vírus H1N1 no dia 26, as crianças deverão dar seguimento ao calendário de vacinação do município. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar receituário médico.


Isaura Maria, secretária municipal de Saúde, chama atenção para a importância dessa vacinação. “São Pedro da Aldeia participa regularmente da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A gripe H1N1 diminui a resistência do organismo e facilita a entrada de bactérias que causam pneumonias, sinusites e outras doenças, podendo até levar à morte, por isso é imprescindível imunizarmos a população. Nós temos um prazo de 30 dias para vacinar todas as pessoas que fazem parte de nosso público-alvo, entre eles idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos”, disse.


A transmissão do vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, o vírus pode ser transmitido através das mãos ou de objetos contaminados, quando esses entram em contato com mucosas; nariz, olhos e boca. A Campanha de Vacinação contra a Influenza é promovida pelo Ministério da Saúde, que encaminha as doses da vacina para os Estados que, então, as distribuem aos municípios.