400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Vacinação contra HPV começa nesta quinta-feira (13) em São Pedro da Aldeia

Por Luana Macêdo em 12/03/2014
Imagem da Notícia: Nesta quinta-feira (13) a vacinação contra HPV será iniciada em São Pedro da Aldeia. Na primeira etapa de imunização, que vai do dia 13/03 ao 19/03, as vacinas serão aplicadas em escolas municipais, das 8h às 16h. Após a vacinação da rede municipal, serão contempladas as unidades escolares particulares e estaduais. Meninas de 11 a 13 anos e 11 meses e 29 dias (14 anos incompletos) receberão a vacina. O primeiro dia será realizado nas escolas Francisco de Assis, Dulcinda Jotta, Aurelino Martins, Luiza Terra e Antônio Vaz. A campanha, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, está sendo aplicada no município através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com a Coordenadora Geral Municipal, Rúbia Dumas, devido a problemas de saúde, a coordenadora da imunização do município solicitou afastamento de suas atividades laborais, o que culminou no adiamento inicial da estratégia de vacinação. Sendo reestruturada e iniciada a partir dessa quinta-feira.


            Nesta quinta-feira (13) a vacinação contra HPV será iniciada em São Pedro da Aldeia. Na primeira etapa de imunização, que vai do dia 13/03 ao 19/03, as vacinas serão aplicadas em escolas municipais, das 8h às 16h. Após a vacinação da rede municipal, serão contempladas as unidades escolares particulares e estaduais.  Meninas de 11 a 13 anos e 11 meses e 29 dias (14 anos incompletos) receberão a vacina. O primeiro dia será realizado nas escolas Francisco de Assis, Dulcinda Jotta, Aurelino Martins, Luiza Terra e Antônio Vaz. A campanha, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, está sendo aplicada no município através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com a Coordenadora Geral Municipal, Rúbia Dumas, devido a problemas de saúde, a coordenadora da imunização do município solicitou afastamento de suas atividades laborais, o que culminou no adiamento inicial da estratégia de vacinação. Sendo reestruturada e iniciada a partir dessa quinta-feira.


O município tem a disposição, para a vacinação da rede municipal, 1.342 doses. Já para as escolas particulares e estaduais, uma equipe da Secretaria de Saúde foi ao Rio de Janeiro buscar o material, que é composto por 1.042 doses. A vacinação é composta por três doses, depois da primeira aplicação, a imunização deve ser repetida com seis meses e novamente após cinco anos. 



De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, a parceria com a Educação vai auxiliar a vacinação em grande escala.


“A equipe da Secretaria de Saúde vai percorrer as escolas municipais para vacinar as meninas nessa faixa etária. Essa ação é uma realização em parceria com a educação, pois com a presença das alunas nas escolas conseguiremos um alto índice de vacinação", afirmou Vanessa.


Durante os sete dias de vacinação, a primeira etapa passará por 17 escolas da rede municipal, que serão utilizadas como polos de vacinação e terão uma unidade de saúde responsável. Após a imunização escolar, a vacina contra HPV integrará o calendário das unidades de saúde aldeense.


De acordo com o Diretor de Atenção Básica de Saúde, Maycon Fernando Martins de Melo, a vacinação aplicada nas escolas faz parte de um complemento ao programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.


“Existe um programa do Ministério da Saúde chamado Saúde na Escola. A vacinação aplicada nas unidades escolares vem complementar esse programa. No decorrer da vacinação, passaremos as informações para a Secretaria de Saúde do Estado, para que possamos pedir novas doses. As pessoas não devem se preocupar, pois não faltará vacina em São Pedro da Aldeia”, afirmou Maycon.


Amanhã a etapa inicial passará pelas escolas Francisco de Assis, Dulcinda Jotta, Aurelino Martins, Luiza Terra e Antônio Vaz.  Na sexta-feira (14), serão as escolas Vinhateiro, Carlota Rocha, Maria Celeste, Pequiá e Capitão Costa. A imunização retornará no dia 17, com a ação na Paineira. Na terça-feira (18), Vidal de Negreiros, Antônio Rodrigues, Integral Miriam Alves e Retiro. A primeira etapa da imunização encerra no dia 19, nas escolas José Guimarães e Francisco Paes.


Segundo o Secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, a ação preventiva trará benefícios para a população.


“Todos sabemos que a ação preventiva evita uma série de doenças na população, e participar desta campanha em nossas escolas é motivo de grande satisfação para todos nós educadores. Estou certo de que esta parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde trará muitos benefícios para a população de adolescentes do nosso município", afirmou Evaldo. 


As adolescentes serão vacinadas perante a apresentação de documento de identidade, caso não tenham certidão de nascimento, e um termo de autorização assinado pelo responsável. O termo foi enviado pela Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia e será recolhido pelos enfermeiros. Posteriormente, as informações serão repassadas para a Secretaria de Saúde do Estado.