Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Vigilância em Saúde visita escolas municipais para orientar sobre a prevenção do câncer de mama

Por Keyla Marques em 14/10/2015
Imagem da Notícia: Em comemoração ao mês do movimento Outubro Rosa, a equipe da Vigilância Sanitária visitou a Escola Municipal Jardim Primavera , no bairro Jardim Primavera em São Pedro da Aldeia, para orientar e instruir os alunos sobre a importância de prevenir o câncer de mama.

Em comemoração ao mês do movimento Outubro Rosa, a equipe da Vigilância em Saúde visitou a Escola Municipal Jardim Primavera, no bairro Jardim Primavera em São Pedro da Aldeia, para orientar e instruir os alunos sobre a importância de prevenir o câncer de mama.


O outubro Rosa é comemorado internacionalmente e simboliza a luta contra a doença, estimulando à população participar apoiando a causa de milhares de mulheres em todo o mundo.

As equipes de saúde estão se organizando e promovendo ações para instruir os munícipes sobre a importância do diagnóstico precoce, o auto exame e também ao apoio que o paciente precisa durante o tratamento.


Em visita a Escola, a equipe da vigilância ressaltou tais importâncias e conversou com crianças e adolescentes sobre as medidas para prevenção e tratamento do câncer mamário e uterino, estimulando aos meninos também que cuidem e exijam das mulheres que os rodeiam que cumpram os cuidados básicos para identificar quaisquer alterações nos corpos delas.


Cumprindo o papel de disseminar informação, a equipe preparou uma cartilha, impressa em papel rosa, para fixar toda a conversa feita em sala de aula, e desenhou passo a passo o processo do auto exame, assim cada aluno levou para casa uma cópia contendo também o resumo da história do movimento Outubro Rosa. 


"Distribuímos os lacinhos do movimento Outubro Rosa, as cartilhas e conversamos com os alunos sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Foi muito bom estarmos juntos por essa causa tão nobre.", disse Ângela Santos, médica da vigilância.