Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente termina em São Pedro da Aldeia

Por Luana Macêdo em 20/05/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, encerrou nesta quarta-feira (20) a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizada no Teatro Dr. Átila Costa Soares, a programação contou com aprovação do regimento interno, momentos culturais, painéis, debates, eleições de delegados entre outras ações. Estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, a subsecretária das pastas, Olívia Madalena Singh de Andrade Sá, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro; o Presidente do Conselho Tutelar, Luiz Cláudio Medina, e o representante da Infância/Juventude, Deputado Juvenil João Pedro Valente. Diversos alunos da rede pública de ensino participaram do evento.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, encerrou nesta quarta-feira (20) a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizada no Teatro Dr. Átila Costa Soares, a programação contou com aprovação do regimento interno, momentos culturais, painéis, debates, eleições de delegados entre outras ações. Estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, a subsecretária das pastas, Olívia Madalena Singh de Andrade Sá, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro; o Presidente do Conselho Tutelar, Luiz Cláudio Medina, e o representante da Infância/Juventude, Deputado Juvenil João Pedro Valente. Diversos alunos da rede pública de ensino participaram do evento. 



Abrindo a programação do dia, a secretária Ester Chumbinho destacou a discussão de assuntos para beneficiar as crianças. 




“Essa conferência é um momento para refletir sobre os problemas que infelizmente ocorrem com nossas crianças e adolescentes. Temos que debater, levar as propostas para fortalecer e buscar medidas mais rigorosas que amenizem a dor e o sofrimento. Estamos tendo a oportunidade de discutir assuntos com técnicos e autoridades, mas principalmente com as crianças e adolescentes presentes”, afirmou Ester. 



A conferência ofereceu a exibição de um vídeo institucional com algumas ações da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, um sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), trabalhos em grupo, apresentações de capoeira do grupo CRAS do Alecrim e painéis. As palestras foram mediadas pelo Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro, e ministradas pela Técnica da Assistência Social da Assessoria de Gestão de Mangaratiba, Maria Izabel Lopes, e pela Subsecretária Muncipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Madalena Singh de Andrade Sá. Os temas foram “Controle Social da Efetivação dos Direitos” e “Protagonismo e participação de crianças e adolescentes”, respectivamente. O cronograma foi encerrado com a eleição  dos delegados para as conferências regional e estadual.




Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro, abordou a necessidade de crianças e adolescentes próximos a discussões que envolvam o tema.




“Cada vez mais estamos discutindo políticas públicas que envolvam ações para as crianças e adolescentes. Nós adultos aprendemos muito com o que eles nos passam, é de extrema importância que os jovens estejam participando das discussões que envolvem o tema. Precisamos ouvir os desejos, anseios e opiniões deles”, disse Valter.