Obra amplia e moderniza Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva

Quando as aulas presenciais retornarem, alunos terão uma escola maior, repaginada e equipada com novos mobiliários.

Com um novo visual e trazendo mais conforto aos 145 alunos matriculados, a obra de reforma e ampliação da E. M. Elízio Henrique de Paiva, localizada no bairro Flexeira, foi entregue na manhã desta quarta-feira (30/09). Devido à pandemia do coronavírus, não houve cerimônia e a entrega do novo prédio à comunidade contou apenas com a direção da escola, alguns secretários municipais e o prefeito Cláudio Chumbinho.

A repaginação da unidade, que foi iniciada em novembro de 2019 pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Habitação, transformou completamente a área da escola da zona rural. O prédio passou de 344 metros quadrados para 467 metros quadrados, possibilitando a escola receber mais alunos no próximo ano letivo, ampliando para 200 a sua capacidade de alunos.

O ato simbólico de descerramento da placa e o depoimento de quem participou ativamente para que o sonho de uma escola reestruturada fosse realizado foram suficientes para emocionar os presentes, principalmente a diretora Luciane Conceição Leal, que carrega uma história antiga com a escola.

Luciane foi diretora da Elízio no ano de 2013 e, após um hiato, retornou à direção em agosto desse ano. Com afeto, ela contou sobre a honra de poder voltar a uma escola com o visual diferente da que encontrou nos seus primeiros anos. “Cheguei aqui em 2013, essa escola pequenininha, tenda de Eternit, chão de cimento. A gente ralou muito para chegar até aqui. O que vai me trazer mais alegria é quando retomar as aulas, o ônibus parar ali e os nossos alunos vão descer… parece que eu estou vendo, todos encantados. Aqui é a minha escola, essa é a nossa escola”, orgulhou-se a diretora.

Ampliação

Um dos destaques da obra é a nova cozinha, onde os funcionários poderão desfrutar de um ambiente claro e com espaço para circulação, garantindo qualidade no serviço e maior segurança. A cozinha também conta com uma nova despensa. O passa-pratos, que dava acesso ao refeitório, anteriormente era menor e dificultava a visibilidade entre o aluno e profissional que o servia, agora está bastante amplo. Outra novidade é a área com cobertura, que permitirá com que os estudantes possam realizar atividades em dias chuvosos e também garantirá a proteção de pais e responsáveis que forem atendidos.

O prefeito Cláudio Chumbinho, que viveu grande parte da sua vida no interior de São Pedro da Aldeia, também se emocionou ao descrever a satisfação de fazer obra em escola da zona rural, que é seu lugar de origem. “Eu, que sou do interior, fico muito feliz em voltar aqui para inaugurar uma nova escola. Acabamos de licitar a construção da quadra poliesportiva coberta da Escola Capitão Costa, que fica na Cruz, e já entregamos a construção da Escola Barnabé, também localizada aqui no interior”, listou o prefeito, acrescentando que a Educação é tudo para o cidadão.

Acessibilidade

Além de reformar e ampliar ambientes que já existiam, a escola também foi contemplada com áreas acrescidas, como secretaria, sala dos professores e banheiro exclusivo para funcionários. Os banheiros dos alunos também receberam modificações e foram adaptados para portadores de necessidades especiais. As instalações hidráulicas, elétricas e de esgoto também foram renovadas, garantindo que, além da estética, a escola tenha o desempenho interno em pleno funcionamento.

Para o secretário de Educação Alessandro Teixeira Knauft, que visitou e acompanhou de perto todas as etapas da obra, agora só faltam os alunos e os funcionários para darem vida à escola. “A escola é só um prédio. Quem faz a escola acontecer são as pessoas. Quando a criança torna a escola importante para ela, ela agiganta na gestão pública o desafio de ofertar uma escola de qualidade, uma escola mais humana, preparada para receber a comunidade, independente de qual ela seja”, explicou o secretário.