Search

Para encerrar Outubro Rosa postos de saúde abrem neste sábado (07)

Abertura de oito unidades de saúde amanhã (07/11) vai marcar o encerramento da campanha de prevenção ao câncer de mama em São Pedro da Aldeia

Neste sábado (07/11) acontecerá o último “Dia D” do Outubro Rosa em oito postos de saúde de São Pedro da Aldeia. Para o encerramento da campanha, estarão abertas, das 8h às 13h, as unidades de saúde do São João I e II, Flexeira, São Mateus, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Colina e Baixo Grande. Além da coleta de preventivo, a programação de atendimento a mulheres vai oferecer café da manhã, palestras, orientações sobre autoexame e solicitações de mamografia e ultrassonografia transvaginal e de mamas.

De acordo com a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, a iniciativa tem como objetivo reforçar o cuidado com a saúde das mulheres, que são o público-alvo da campanha mundial de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. “Nosso objetivo é captar o máximo de mulheres possível, aumentando também os índices de mamografia e coletas de preventivo”, destaca. Vale lembrar que, na sede do PAISMCA, as atividades aos sábados já se encerraram.

Atendimentos durante a campanha reforçaram o cuidado com a saúde da mulher
Foto: Ryu Rodrigues

Saúde da mulher

A programação do “Dia D” nos postos de saúde foi dividida em dois sábados, marcando o encerramento das ações do Outubro Rosa pela Secretaria de Saúde. No último sábado (31/10), estiveram abertas para atendimento as unidades de saúde da Cruz, Fluminense, Porto do Carro, Praia Linda, Ponta do Ambrósio, Alecrim, Balneário, Vinhateiro, Poço Fundo, Rua do Fogo, Recanto do Sol e Centro/Mossoró.

Além da realização de exames preventivos por livre demanda, as unidades também vão atender as pacientes com solicitações de mamografias e ultrassonografia transvaginal e de mamas. Visando conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, as ações vão levar ainda palestras e orientações gerais para a prevenção, autocuidado, autoexame e exames de rotina.

Mobilização

Para o Outubro Rosa deste ano, a Secretaria de Saúde também abriu, excepcionalmente aos sábados, a sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), no Centro da cidade. Somente nessa unidade, foram realizados mais de 200 atendimentos a mulheres durante a campanha, entre consultas de enfermagem, coleta de preventivo e solicitações de exames de imagem.

Com o objetivo de atender o maior número possível de mulheres, as coletas de preventivo têm como público-alvo mulheres a partir de 25 anos. Já para a mamografia, as solicitações de exame estão sendo prescritas para mulheres acima de 40 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Confira a lista das unidades de saúde que vão abrir no último sábado do Dia D do Outubro Rosa:

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui