Prefeitura aldeense encerra inscrições para cursos do Pronatec na sexta-feira (20)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerram na próxima sexta-feira (20), as inscrições para cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico, Montador de Painéis Elétricos, Almoxarife de Obras, Pintor de Imóveis, Negócio Certo Rural, Fruticultor e Preparador de Doces e Conservas. As qualificações são gratuitas e os alunos receberão auxílio transporte. Cada curso terá cerca de 20 vagas disponíveis. Os interessados devem se inscrever na sede do Centro de Atendimento ao Trabalhador, na Avenida São Pedro, s/n°, ao lado da Defesa Civil, das 9h às 17h. A previsão é de que as aulas comecem em outubro.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, as aulas são voltadas para diversos públicos.

“As aulas serão ministradas no turno da noite para que as pessoas que trabalham e estudam durante o dia também possam se qualificar. Os cursos são voltados para diversos públicos, os interessados devem se encaminhar ao CAT , portando os documentos necessários e fazer a inscrição para o curso que preferir”, afirmou Dimas.

Segue abaixo a lista de cursos abertos para inscrições e a documentação necessária:

Aplicador de Revestimento Cerâmico (SENAI)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Realiza aplicação de revestimentos cerâmicos em edificações, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Montador de Painéis Elétricos (SENAI)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Executa operações de montagem de quadros de comandos comerciais e industriais.

Almoxarife de Obras (SENAI)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Realiza processos de aquisição e controle de ferramentas e materiais de obras, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Pintor de Imóveis (SENAI)

Carga horária: 200 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Analisa e prepara superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas, combinando materiais. Distingue materiais para cada tipo de estrutura a ser pintada. Calcula quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados. Aplica tintas e materiais similares em superfícies. Realiza pinturas externas e internas em superfícies de edificações, de acordo com as normas técnicas de qualidade, saúde, higiene e segurança.

Negócio Certo Rural (SENAR)

Escolaridade Mínima: Ensino Médio (1º e 2º anos)

Funções: Gerencia propriedades rurais, de modo a torná-las eficazes e sustentáveis. O curso é destinado a jovens preferencialmente da área rural.

Fruticultor (SENAR)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo

Funções: Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.) Implanta e maneja pomares com qualidade, Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização de frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança do trabalho.

Preparador de Doces e Conservas (SENAR)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Funções: Prepara doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção agrícola familiar, agregação de valor e comercialização do produto.