Prefeitura realiza 1º Fórum Intersetorial sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai realizar, na próxima quarta-feira (25), o 1º Fórum Intersetorial sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio. O encontro, que faz parte da Campanha “Setembro Amarelo”, vai ser realizado na Câmara de Vereadores, das 9h30 às 16h. Direcionado às equipes técnicas das pastas envolvidas, o Fórum é uma ação conjunta entre as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde.

“Temos que trabalhar a prevenção em conjunto. Este é um assunto muito importante e tem que envolver toda a rede de apoio. Nós somos pioneiros nesta discussão, já levamos ao Governo Estadual e foi criada uma Câmara Técnica para discutir o tema.  Tomamos a atitude de colocar a questão em pauta juntos com a Educação e Saúde para traçarmos ações estratégicas no combate a esta triste realidade, que atinge públicos diversos. Vamos deixar clara a rede de atendimento que está disponível à população; as equipes técnicas têm que saber o que cada Secretaria oferece e como pode ser feito o encaminhamento, quando surgirem os casos,” explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques.

Foto: Divulgação

De acordo com a diretora do Programa de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, a existência de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município diminui em 14% os casos de suicídio. “Esta é uma estatística do Ministério da Saúde. No CAPS, nós trabalhamos as crises com intensidade nos cuidados, isso em conjunto com atenção primária, que é responsável pela promoção e prevenção da saúde. No fórum serão explicados todos os nossos serviços, para ampliarmos ainda mais nossa abrangência”, informou.

“O Fórum é uma oportunidade de qualificar nossos profissionais do sistema educacional para que, juntos, possamos criar, nas unidades escolares, estratégias de enfrentamento à automutilação e ao suicídio. Sabemos que o profissional da educação, muitas vezes, é o primeiro a observar os sintomas, por isso, todos devem saber quais caminhos tomar, qual profissional procurar”, falou a coordenadora da Orientação Educacional, Samira Costa.

Segue a programação:

9h30 – Credenciamento

10h – Abertura

Mestre de Cerimônia – Luciana de Souza

10h20 – Monólogo – Ana Débora

10h30 – Palestra: Prevenção ao Suicídio – Um Cuidado Intersetorial e a Apresentação da Rede de Atendimento da Saúde: Rosemary Calazans Cypriano – Diretora do Programa Municipal de Saúde Mental

12h – Encerramento para intervalo para almoço

12h-13h30  Intervalo Almoço

13h30 – Abertura

13h40 – Apresentação da Rede de Atendimento da Secretaria de Educação: Samira Costa – Coordenadora da Orientação Educacional

14h – Apresentação da Rede de Atendimento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos: Cláudia Brasil – Diretora da Proteção Básica e Especial.

15h – Debate

16h – Encerramento (Vídeo)