Prontuário Eletrônico é implantado na Policlínica Municipal

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde aldeenses unifica informações clínicas dos usuários sistema eletrônico

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia implantou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na Policlínica Municipal. Ferramenta importante para a unificação de dados dos usuários do SUS, o prontuário chega para ampliar a qualidade de informação, gerar economicidade e otimizar os atendimentos ao usuário. Mantendo o destaque na região, São Pedro da Aldeia se torna uma das primeiras cidades da Baixada Litorânea a habilitar esse serviço na rede municipal de saúde.

Ferramenta permite automatização no envio de informações ao Ministério da Saúde
Foto: Ryu Rodrigues

De acordo com Francislene Casemiro, secretária de saúde, a ferramenta impacta diretamente na prestação de serviços em saúde. “A partir da implantação do Prontuário eletrônico o acesso às informações de saúde e intervenções realizadas será de forma mais rápida e segura, além da melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, assim como  aprimoramento e automatização de todo o processo de envio das informações ao Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Nosso objetivo é informatizar toda rede de forma unificada, sem haver qualquer prejuízo quanto a informação da assistência ao usuário do SUS”, disse.

Foto: Ryu Rodrigues

Para um melhor acesso e checagem das informações, o prontuário eletrônico está instalado com um sistema digital que apresenta todos os dados dos pacientes atendidos, desde consultas básicas, especializadas e solicitação de exames. Na Policlínica, unidade pioneira na implementação, foram instalados computadores na recepção e nos consultórios médicos. Toda equipe terá acesso às informações e à nova ferramenta.

Prontuário Eletrônico agiliza processo de atendimento a pacientes
Foto: Ryu Rodrigues

Responsável pela implantação do sistema, Lincon Sorrentino explica que todos os profissionais da unidade terão acesso ao prontuário eletrônico, de acordo com a função que exerce dentro da Policlínica. “Recepcionistas, técnicos e médicos só terão acesso a suas respectivas áreas. A Policlínica vai funcionar como se fosse um hospital, com um painel de chamada na recepção, indicando o consultório para onde a pessoa deve se dirigir. Durante o atendimento, cada médico terá acesso a um computador para fazer o prontuário via sistema”, ressalta.

Prontuário Eletrônico reúne histórico dos pacientes
Foto: Ryu Rodrigues

A informatização do prontuário vai agilizar o processo de atendimento, possibilitando que o histórico clínico dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) esteja disponível de forma eletrônica. Além disso, o prontuário eletrônico também facilitará o cálculo de produção de cada profissional da unidade, dando mais transparência aos serviços prestados.

Segundo Ana Paula Quintanilha, coordenadora da Policlínica Municipal, o prontuário eletrônico é um ganho para toda a rede de saúde. “A implementação do prontuário eletrônico do cidadão é muito positiva para todo município de São Pedro da Aldeia, não apenas para a Policlínica Municipal. A partir de agora deixaremos de usar o papel, será tudo digital. O conteúdo do prontuário eletrônico vai ser implantado on-line, apresentando todo o histórico do paciente até a última consulta. O acesso será bem mais fácil para todos nós, principalmente para os usuários e os médicos”, disse.

Foto: Ryu Rodrigues

Para Felipe Ramos, nefrologista da Policlínica Municipal, a chegada do prontuário eletrônico do cidadão otimiza os atendimentos e melhora a obtenção das informações. “Aqui na Policlínica Municipal são inúmeras especialidades médicas, o prontuário eletrônico do cidadão será uma ferramenta de avaliação unificada e centralizada. Muitas vezes o paciente ou o familiar esquece ou não tem em mãos os exames, com o prontuário, essa dificuldade de resgatar histórico diminui, já que tudo estará no sistema”, ressaltou.