Reorganização do calendário escolar é debatido com diretores de escola

Apesar das incertezas vividas durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia vem criando mecanismos para que os alunos não sejam prejudicados. Na última quarta-feira (04/11), o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e a coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, conduziram reuniões com os diretores das 42 unidades escolares da rede pública de ensino de São Pedro da Aldeia.

O objetivo principal da reunião foi apresentar e explicar o documento que carrega a proposta de organização de calendário escolar para o ano de 2020. O documento, de caráter norteador, recomenda a adoção de medidas que minimizem a evasão e retenção escolar nesse ano e leva em consideração as lacunas de aprendizagem, que ocorrerão em virtude das restrições impostas pela pandemia.

Para a Educação aldeense, os estudantes não devem ser penalizados pela atual situação nacional. A sugestão é de que o ano de 2020 seja concluído sem reprovações para que, em 2021, sejam adotadas medidas compensatórias, tais como, o diagnóstico da atual situação de aprendizagem, nivelamento de ensino, flexibilização do currículo e promoção de situações que favoreçam a ressocialização.

A reunião também abordou a necessidade de amparo dos pais que estão aplicando as atividades impressas para os filhos nesse momento de suspensão das aulas presenciais. E que, a orientação pedagógica tem um papel fundamental para facilitar essa nova realidade. Daiana explicou que é papel do orientador criar roteiros que facilitem a execução das atividades e que a devolutiva do material nas escolas já traz um panorama dos problemas que serão enfrentados no próximo ano letivo.

Uma grande questão debatida foi sobre como proceder em relação aos alunos que não compareceram mais para buscar as atividades nas unidades escolares e o que pode ser feito nesses casos. O secretário e a coordenadora explicaram que o aluno que deixou de comparecer deve ser visto com atenção pela escola e que todas as formas de contato devem ser realizadas, levando-se em consideração a realidade social do aluno. Dependendo do caso, pode-se até acionar o Conselho Tutelar.

A coordenadora, ao final, destacou que toda a reorganização foi realizada através de muitas mãos, para que fosse compreendida a realidade da Educação aldeense. Ela informou que toda a equipe pedagógica vem surpreendendo positivamente durante esse período de trabalho mais intenso e com desafios.

Secretário de Educação participou de todas as pautas abordadas durante reuniões.
Divulgação: SEMED