Reunião em São Pedro da Aldeia vai discutir reestruturação do Sistema Municipal de Cultura

Encontro está marcado para o dia 15 de agosto, na Casa da Cultura, e será aberto a todos os artistas e agentes culturais da cidade

A Secretaria de Cultura (SEMUC) de São Pedro da Aldeia promove, no dia 15 de agosto (segunda-feira), das 18h às 21h, uma reunião geral na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O encontro é aberto a todos os agentes e produtores culturais, grupos e movimentos livres, artistas independentes, participantes do Fórum Permanente de Cultura e integrantes do Mapeamento Cultural da cidade. A iniciativa é uma ação em cumprimento às diretrizes do Plano Municipal de Cultura e aos princípios norteadores do Sistema Municipal de Cultura, que prevê diálogo e participação da sociedade civil.

Durante a reunião, todos os participantes terão espaço para manifestar propostas, apresentar perguntas, dúvidas, sugestões e reflexões sobre as políticas culturais de São Pedro da Aldeia. A pauta do encontro inclui a composição do Conselho de Cultura, dissolvido por deliberação do Colegiado em reunião ordinária. Na oportunidade, serão apresentados esclarecimentos sobre as próximas etapas para a eleição do Conselho.

O processo eleitoral será coordenado por uma Comissão Mista, com igual número de representantes da gestão pública e da sociedade civil, com nomes da Câmara de Vereadores, da OAB e do Fórum de Cultura. A Comissão ficará responsável por organizar a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que será marcada pela eleição dos nomes da sociedade civil para o Conselho e por discussões da revisão do Plano Municipal de Cultura.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a participação de todos os membros do setor cultural é fundamental, além de ser uma excelente oportunidade para trocas, interação e discussão de propostas em conjunto com o poder público. “A reunião será um momento fundamental para esclarecer, mais uma vez, as mudanças que estão sendo operadas pela gestão pública. Desde fevereiro, a SEMUC vem apresentando as etapas de reestruturação do Sistema Municipal de Cultura, com pontuais ajustes, tanto em relação ao Sistema Estadual de Cultura, a Lei 7.035 de 2015, como também pela nova condição na estrutura administrativa da Prefeitura, agora como uma Secretaria exclusiva no governo Fábio do Pastel”, destacou.

Outro tema que compõe a pauta da reunião é a atualização do Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia, que começou a ser operada pela equipe de servidores da Cultura.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

A Casa da Cultura (sede da Secretaria) fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro
Foto:
Divulgação PMSPA