Reunião entre coordenadores mapeia panorama da Educação aldeense

Reunião entre coordenadores mapeia panorama da Educação aldeense


Com a presença do secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, profissionais avaliaram ações e traçaram novos objetivos.


O calendário escolar e o feedback dos coordenadores sobre as atividades pedagógicas que estão sendo oferecidas pela rede municipal de ensino durante a pandemia foram os temas principais discutidos na reunião coordenadores de área da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia. Conduzido pela coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, o encontro que aconteceu na última terça-feira (29/09), na Secretaria de Educação, e também serviu como retrospectiva das ações realizadas durante o ano.

Inicialmente, foram apontadas as angústias do profissional em relação aos tempos difíceis trazidos pela pandemia da Coronavírus e, também, sobre os desafios de oferecer o melhor dentro da possibilidade do aluno de uma rede pública de ensino, onde grande parte vive a mercê de adversidades. Para reforçar o alto desempenho profissional obtido até o momento, Daiana frisou que o comprometimento deve continuar até o “apagar das luzes”, no último dia letivo. A coordenadora também elogiou a equipe por ter o olhar humano e conseguir trabalhar de acordo com a realidade apresentada.


Os dois tópicos mais discutidos durante a reunião foram a reorganização do calendário escolar e o feedback recebido pelos coordenadores sobre as atividades que estão sendo oferecidas pela Educação aldeense. Sobre o calendário, foram apontados dois cenários: a retomada das aulas no primeiro semestre de 2021 e a possibilidade de voltar apenas no segundo semestre. Ambos devem ser planejados para que ações como avaliações diagnósticas e ressocialização do aluno sejam realizadas para minimizar em todos os impactos da pandemia.

Sobre o feedback, foi comentada a necessidade de uma atenção especial à família do aluno da Educação Infantil, pois pode haver uma sobrecarga sobre esse público, tendo em vista a aplicação das atividades em casa. Foi levado em consideração que o segmento não precisa comprovar carga horária de 800 horas como os demais, então, as atividades referentes aos sábados letivos serão opcionais e estarão disponíveis na plataforma de ensino. Os coordenadores decidiram que seria melhor documentar sobre aquilo que pode ser ofertado e também sobre o que não poderá, tudo sempre levando em conta o caráter social do aluno e sua realidade.

A coordenadora de língua portuguesa do 2º segmento, Cristina Braga, acredita que a reunião foi necessária, pois não acredita em sucesso sem planejamento e destacou a participação do secretário de Educação. “Planejar, criar estratégias, viabilizar possíveis soluções… tudo isso faz parte de um projeto de sucesso. Isso fica melhor quando contamos com a participação de várias pessoas, porque são múltiplos olhares em direção a um mesmo objetivo. O secretário de Educação ter participado da reunião durante todo o tempo, realmente prova que a equipe está tentando alcançar os melhores resultados e estruturar da melhor maneira possível um projeto em um momento muito adverso como estamos vivendo”, finalizou.

Ao final, o secretário de Educação falou brevemente sobre o reajuste de 12,84% dos servidores e do 13º salário que já estão sendo acordados. O secretário finalizou sua fala agradecendo a equipe e declarando sua felicidade em participar de uma gestão que a competência está servindo de exemplo para outros municípios. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Categorias
Fechar Acessibilidade