Ruas de São Pedro da Aldeia ganham pintura de faixas e novos semáforos para pedestres

Categorias

Ruas de São Pedro da Aldeia ganham pintura de faixas e novos semáforos para pedestres

Ações têm como objetivo garantir maior fluidez e segurança no tráfego

A melhoria da mobilidade urbana e o investimento em equipamentos modernos têm sido uma das prioridades da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia. Um dos cruzamentos com maior circulação de veículos da cidade, a Avenida São Pedro, no Centro, ganhou novos semáforos de pedestres e reforço na sinalização das áreas de travessia. Além de permitir a mobilidade segura, a instalação dos sinais luminosos e a demarcação das faixas de pedestres são determinantes para a redução do número de acidentes e atropelamentos.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, com os novos equipamentos instalados, o fluxo de pedestres e de veículos fica mais organizado e seguro, já que os sinais luminosos também servem para dar mais visibilidade aos locais de travessia, principalmente à noite. “Essas novas estruturas tem um retorno muito significativo em termos de melhoria do trânsito e travessia das pessoas. O mais importante é que os motoristas e pedestres se conscientizem da importância de respeitar a sinalização e fazer o uso da faixa de pedestres”, disse.

Sinalização no cruzamento da Avenida São Pedro está sendo reforçada
Foto: Renato Fulgoni

Além da Avenida São Pedro, a orla da Praia do Centro, em frente à Rodoviária, também recebeu instalação de novo semáforo para a travessia segura de pedestres. Nas ruas do Centro, os principais semáforos já receberam novas lâmpadas de LED, que apresentam melhor luminosidade e têm maior vida útil. Para a instalação das novas estruturas e aquisição de equipamentos, latas de tinta e demais materiais, incluindo uma máquina de pintura viária, foram utilizados recursos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

Novo semáforo auxilia pedestres na hora de atravessar a rua
Foto: Renato Fulgoni

Tráfego seguro

O reforço das faixas de pedestres teve início, na última semana, pelo bairro Balneário das Conchas e na Estrada do Boqueirão. Agora, o trabalho segue pelas ruas do Centro da cidade, com o auxílio de uma máquina de pressurização com pistola mecânica. De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Jandre, a sinalização contribui para um melhor controle do tráfego e segurança dos usuários das vias. “Hoje nós temos, aproximadamente, cinco mil veículos que circulam diariamente por essas vias do Centro e que serão diretamente impactados e auxiliados por esses novos dispositivos de sinalização”, destacou.

Equipamento para pintura viária agiliza o trabalho dos funcionários
Foto: Renato Fulgoni

Taxista há 12 anos na cidade, Diogo dos Santos elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Uso muito essas ruas do Centro para fazer o transporte de passageiros e sei o quanto é importante ter uma cidade bem sinalizada. Isso ajuda não só a gente como profissional da área, mas todas as pessoas que circulam a atravessar com mais segurança”, afirmou.

O taxista Diogo dos Santos viu parte do trabalho realizado no Centro nesta quinta-feira (02)
Foto: Renato Fulgoni

A aposentada Carmen Luiza de Carvalho acredita que as ações também vão servir de alerta para os condutores. “Eu acho fundamental esse trabalho que está sendo feito, é mais uma forma de alertar os motoristas dos carros e ônibus sobre a importância de se respeitar a sinalização e a travessia dos pedestres, porque, infelizmente, muitos ainda não respeitam”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade