São Pedro da Aldeia atende cerca de 80 propriedades rurais com programa “Estradas da Produção”

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue incentivando a agricultura local com o atendimento a propriedades rurais e a manutenção de estradas vicinais para escoamento de produção. As intervenções são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, pelo “Estradas da Produção”. Mais de 350km de vias utilizadas por produtores rurais já foram recuperadas e cerca de 80 agricultores foram atendidos com a preparação do solo para plantio. Contando com o apoio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e de Serviços Públicos, a equipe do programa passou pelos bairros Retiro, Parque Arruda, Botafogo, Alecrim, Boa Vista, Cruz, Três Vendas e Sergeira.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu fez um balanço sobre a ação da patrulha mecanizada no município. “O trabalho em parceria com a patrulha mecanizada foi extremamente positivo para São Pedro da Aldeia. As principais estradas rurais foram recuperadas e cerca de 80 produtores rurais foram atendidos para o preparo do solo. Fizemos alguns atendimentos de estradas emergenciais, além de serviços como aterro, nivelamento do solo, preparação de calha lateral, colocação de manilhas e limpeza nas passagens de água”, declarou.

Visando a recuperação e manutenção de estradas vicinais, o programa “Estradas da Produção” tem como garantir o escoamento da produção de pequenas propriedades rurais. O maquinário da patrulha mecanizada é formado por retroescavadeira, pá carregadeira, trator agrícola, motoniveladora (patrol), caminhão carroceria e dois caminhões caçamba.

Morador do bairro Retiro e produtor rural há 45 anos, Romulo Cardoso Filho trabalha como agricultor familiar há cerca de um ano. “Agora tenho a garantia de plantar e saber onde colocar aquela mercadoria com um preço bom. Como agricultar familiar, estou fornecendo mercadoria para quatro escolas estaduais do município. O apoio do ‘Estradas da Produção’ foi muito bem-vindo, preparando as minhas terras para o plantio. A estrada está muito boa, o que facilita o escoamento do produto e colabora bastante com o nosso trabalho”, disse.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o coordenador municipal do programa, Edson Fonseca, e a supervisora local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Marília Grasiela Oliveira, acompanharam as ações no município. Desenvolvido pela Emater, o “Estradas da Produção” possui 21 patrulhas mecanizadas distribuídas pelo Estado. Desde 2010, a iniciativa recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas vicinais em áreas rurais de diversas regiões do Rio de Janeiro.