SASDH representa São Pedro da Aldeia em reunião sobre Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia participaram da 1ª reunião da Câmara Técnica, pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na sede da ELERJ, no Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo aprofundar a discussão sobre a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

“Representamos o município e assim São Pedro da Aldeia teve sua contribuição para a criação da Câmara Técnica, onde os municípios se reúnem para apresentar suas demandas, de acordo com a temática apresentada. Os encontros têm o objetivo de promover estratégias de intervenção”, explicou a assistente social Aline Aguiar.

Também participaram da reunião a Coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Luciana de Oliveira Corrêa Souza, as assistentes sociais Juliana Silva Antunes, da Casa de Acolhimento Municipal, e Maria Clara de Fátima Gonzaga Barbosa, do CREAS, além das psicólogas Kátia Simone Souza Silva, do CREAS, e Melissa Pereira dos Santos, do Conselho Tutelar.

A Câmara Técnica tem a função de elaborar as demandas técnicas de iniciativa das instituições que a compõem, assim como também discutir e aprovar. É composta por profissionais que tenham função técnica entre suas atribuições.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um espaço de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representatividade do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional. Cabe a CIB pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário.