Secretaria de Saúde alerta população sobre aumento de casos da COVID-19

Com a subida de infecções pelo coronavírus, a população deve reforçar, ainda mais, as medidas preventivas contra o contágio em São Pedro da Aldeia

Após sete meses do início da pandemia, causada pela COVID-19, o coronavírus volta a preocupar, fazer vítimas e é responsável pelo aumento do número de casos em diversos bairros de São Pedro da Aldeia. Mediante o cenário epidemiológico em todo o Estado do Rio de Janeiro, a gestão municipal de saúde reforça as orientações para que medidas preventivas ao contágio do vírus sejam adotadas com rigor. Com objetivo de resguardar a saúde coletiva, é incisivamente recomendado que moradores evitem aglomerações, usem máscaras de proteção facial e reforcem os protocolos de higienização com água e sabão, sempre que possível, e álcool em gel.

Foto: Jefferson Viana

Com a chegada da segunda onda de COVID-19 em países europeus e a sinalização de subida da taxa de infecção e mortalidade em estados brasileiros, a gestão aldeense intensificou o alerta no município. Para a secretária de saúde, Francislene Casemiro, esse é o momento de a população evitar exposições desnecessárias, em prol da saúde coletiva e individual.

“Estamos registrando uma subida de casos no município e em alguns bairros especificamente. Precisamos contar com a colaboração de cada morador, seja ele do grupo de risco ou não, jovens ou idosos. Com a chegada do verão e a entrada na alta temporada é preciso acender o alerta, a pandemia não acabou e a Covid-19 é uma doença muito grave. A segunda onda é uma realidade no nosso país, precisamos da colaboração da população. Essa ação individual preserva a saúde e a vida dos seus familiares, dos vizinhos e de quem amamos”, reforça a secretária.

Foto: Jefferson Viana

De acordo com a última avaliação epidemiológica, São Pedro da Aldeia se encontra em bandeira amarela, enquanto a Baixada Litorânea está em faixa laranja.A coloração das bandeiras e os riscos indicados variam entre roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Reforçando as orientações para evitar aglomerações e espaços comuns de alta circulação, a secretária chama atenção ainda para uma parcela importante na transmissão do vírus: os jovens.

“É preciso direcionar um alerta aos jovens. Esse não é momento de aglomerações, festas, bares cheios e de frequentar espaços comuns. Esses tipos de programas podem, e colaboram, para a disseminação do vírus. Para a população que já foi infectada e curada é preciso lembrar que ainda não há indicação de imunidade permanente, logo, a reinfecção ainda é uma interrogação para infectologistas e autoridades de saúde pública”, alertou.

Bairros mais infectados

Semanalmente a Secretaria de Saúde vem divulgando números de infectados nos bairros, de acordo com o último boletim Porto da Aldeia, Fluminense, São João, Campo Redondo e Balneário São Pedro são as localidades com maior incidência de casos, todos ultrapassando mais de uma centena de casos.

“Nesses bairros mais afetados, e em toda a cidade, é preciso contar com a colaboração de moradores e comerciantes, para que todos estejam vigilantes e ativos mediante os protocolos de higienização, distanciamento e uso de máscara facial. É o momento de contar com a co-responsabilidade da população, afinal a verificação do aumento dos indicadores de saúde em relação à Covid-19 nos mostra essa necessidade diariamente”, comentou.

Vamos relembrar?

São Pedro da Aldeia registrou seu primeiro caso de coronavírus em 30 de março de 2020, de lá para cá o município soma 1801 casos de Covid-19, com 76 óbitos e 1201 pacientes curados. Fortalecendo as medidas de cuidado, o município vem enfrentando a Covid-19 buscando o equilíbrio entre a saúde coletiva e os impactos financeiros na economia da cidade.

Para atender a população, sem colocar em risco os servidores, foram distribuídos equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde e redobradas as medidas preventivas nas repartições públicas, como distanciamento social, uso de máscara facial e disponibilização de álcool em gel.

Com verbas estadual e municipal, a Prefeitura instalou um Centro de Triagem da Covid-19 para identificar, medicar e testar, quadros similares ou confirmados da doença. Para o suporte de casos mais agravados, uma unidade intermediária foi criada apenas para atender pacientes da Covid-19, equipada com leitos, respiradores, cardioversores, respirador móvel para casos de transferência e equipe exclusiva.

Para auxiliar nas estratégias de vigilância epidemiológica, foram implementadas várias ferramentas que mostram diariamente a evolução da doença, divulgando para a população as localidades mais infectadas. Todas as ações, legislações e licitações também podem ser conferidas no Portal da Transparência da Prefeitura, que ganhou um site específico sobre o coronavírus.

Prevenção

Seguindo as medidas de prevenção das autoridades de saúde, e os decretos em vigência no âmbito municipal, a gestão reforça os cuidados preventivos e de higienização. Para minimizar os riscos a população deve evitar aglomerações desnecessárias, preservar e manter o distanciamento social seguro, lavar as mãos sempre que possível, utilizar álcool em gel e usar máscara facial sempre que for necessário sair de casa.