Secretários aldeenses participam de workshop sobre a Laguna de Araruama

Os secretários municipais de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto, e de Governo, Eronildes Bezerra, participaram nesta quarta-feira (19) de um workshop sobre a Laguna de Araruama. Realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o encontro aconteceu no município de Araruama. O agente de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Jorge dos Santos, e a representante da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, Aline Araújo, também participaram do evento.

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, representou o prefeito Cláudio Chumbinho, que também é o presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). “Nós só vamos conseguir resolver as coisas se pensarmos como região e não como cidades individuais. Tivemos esse encontro com os secretários de Meio Ambiente da região, com o Inea e a presença do Deputado Serginho; o governador está cumprindo o que prometeu em sua passagem por São Pedro da Aldeia. A única solicitação que o prefeito Chumbinho fez nessa reunião foi que fizesse a dragagem e, se possível, que abrisse outro canal para oxigenar a Laguna. A Laguna é uma responsabilidade ambiental de todos e é muito importante que o governador continue com essa ocupação”, declarou.

Foto: Divulgação | CILSJ

Na ocasião, foi feita uma apresentação preparada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, e o presidente do INEA, Carlos Henrique Vaz, sobre a Laguna de Araruama. A explanação contextualizou o histórico da Lagoa de Araruama, como é popularmente conhecida, abordando a recuperação da Laguna, fases de revitalização; aspectos físicos e econômicos, além de legislações específicas, entre outros.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto, a reunião alcançou o sucesso proposto, reunindo autoridades e técnicos envolvidos na área. “A dragagem é primordial para que a Laguna comece a se recuperar desse processo de degradação que vem acontecendo ao longo dos anos pelos lançamentos de esgoto in natura, por todo esse processo de eutrofização que acontece nela. Hoje nós clamamos, com as nossas ações tanto de fiscalização aos contribuintes quanto com a fiscalização da concessionária Prolagos, para que não tenhamos mais lançamento de esgoto nessa Laguna; todos os municípios precisam juntar forças nesse sentindo, aí sim teremos um processo de recuperação mais rápido, aliado à dragagem”, destacou.

Foto: Divulgação

Foi apresentado, ainda, o projeto de dragagem e recuperação do sistema lagunar. Entre os objetivos da ação estão melhorar a navegabilidade do Canal do Itajurú e a troca hídrica entre o sistema lagunar e o oceano, diminuir pontos de estagnação e dinamizar a economia regional. O volume dragado nesta iniciativa deverá ser depositado nas praias do entorno da própria Laguna, o que proporcionará um aumento da faixa de areia.

O encontro também abordou o licenciamento ambiental desses projetos de recuperação e engorda da praia. A Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia realizou o mapeamento das orlas e já conta com a autorização do Inea para efetuar a ação. Por esse motivo, o município aldeense deverá ser o primeiro a ser contemplado com o material retirado na dragagem.

Foto: Divulgação

De acordo com o presidente do COMTUR, Paulo Jorge dos Santos, o Conselho está empenhado na implementação do Plano Municipal de Turismo, que tem como um dos objetivos a retomada dos esportes náuticos. “Para que isso ocorra, necessitamos da parceria de atores externos, como Consórcio Lagos São João e INEA, todos reunidos neste evento. O desassoreamento do Canal do Itajurú, que liga nossa Laguna ao oceano, e a consequente engorda das praias melhorará muito as condições das nossas orlas, o que é fundamental para os objetivos propostos. O desenvolvimento socioeconômico de São Pedro da Aldeia também tem muito a ganhar com as atividades esportivas e a melhoria da balneabilidade praiana”, explicou.