Search

Transporte Público Municipal completa um mês com aprovação popular em São Pedro da Aldeia

Prefeitura assumiu as linhas municipais de ônibus e segue ouvindo as demandas da população

Mais conforto e qualidade no transporte. Este é o foco da Prefeitura de São Pedro da Aldeia desde que assumiu as linhas municipais em agosto deste ano. Nesta sexta-feira (09/09), o município completa um mês com os coletivos sob a gestão pública e a população aprova as mudanças. O governo Fábio do Pastel garantiu a passagem mais barata, a R$ 2,50, além de ônibus com acessibilidade e ar-condicionado. Tendo em vista a melhor experiência do munícipe, a prefeitura estuda, ainda, novos ajustes nas demais linhas municipais.  

O prefeito Fábio do Pastel ressaltou que a gestão municipal está focada em oferecer um serviço de qualidade. “Estamos aqui para atender a população e, por isso, nossa equipe está sempre atenta às demandas dos moradores e identificando qualquer ajuste necessário para que possamos oferecer o melhor serviço possível. Uma nova história está sendo escrita em São Pedro da Aldeia e nosso desejo é que tudo continue dando certo”, disse.

A iniciativa garantiu a continuidade do transporte público para os moradores por meio de um processo de licitação para locação de ônibus. Foram mantidas as linhas já existentes no município com adequações que buscam facilitar o dia a dia dos aldeenses. Os moradores ganharam, ainda, a linha 508 | São Pedro x Bairro São João, que é sucesso entre os usuários, desafogando o coletivo que percorre o trajeto do bairro Alecrim ao Centro da cidade. O gerenciamento dos itinerários é feito pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Diretoria de Transportes. Todo trâmite da licitação pode ser acompanhado no Portal da Transparência.

Sucesso das linhas de ônibus municipais em números

Apenas neste primeiro mês de operações, foram transportados 172.162 passageiros. Isto é equivalente a pouco mais do que a quantidade total de habitantes de uma São Pedro da Aldeia e meia. Outro ponto de destaque é a solução para um antigo problema com os ônibus: o transporte das pessoas que têm direito à gratuidade. Hoje, mais de 40 mil pessoas entre idosos e estudantes já conseguiram se deslocar pelo município com segurança e conforto sem pagar nada por isso. 

Esta terça-feira (06/09) registrou o recorde de passageiros. Em apenas um dia, foram transportadas 7.721 pessoas.

A moradora Monique Braga ressalta o valor mais baixo da passagem e o fato de todos os ônibus contarem com ar-condicionado, especialmente com a proximidade do verão. “Estou achando excelente, ainda mais quando chegar o verão, vai fazer muita diferença. O valor da passagem também está excelente, com certeza está ajudando muito o povo, ainda mais que estamos saindo de uma pandemia e muitas pessoas ainda se encontram em dificuldades, então isso ajuda bastante”, comentou.

Prefeitura adequa horários às demandas da população

Atenta às demandas dos moradores, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia já realizou adequações nos horários das linhas municipais de ônibus e estuda novos ajustes.  Dentre as adequações que começaram nesta semana, estão as linhas 501 e 514. Com base em análise recorrente, a Diretoria de Transportes identificou a alta demanda de moradores para o horário da manhã no bairro Rua do Fogo. Atendendo a esta procura, a linha 514 passa a contar também com o horário das 6h, saindo do bairro em direção ao Centro. 

A linha 501 – Praia do Sudoeste X Boa Vista permanece com dois itinerários, conforme os moradores já estavam habituados. Em um dos trajetos, o ônibus sai da Baleia e passa pela Base; no outro, o coletivo entra na rua do Pronto-socorro Municipal. Este último terá a identificação “Via Morro do Milagre” no letreiro do ônibus. Com isso, os horários foram adequados.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui