Taxista aldeense deve se atentar ao calendário de fotos e vistoria anual

Além da vistoria obrigatória, os taxistas precisam fazer fotos para renovação do cartão de autorização

A Diretoria de Transporte vai receber, até o dia 06 de novembro, os taxistas cadastrados no município para a realização da vistoria anual obrigatória, prevista pela Lei n° 2.533 de 10 de abril de 2014. Os profissionais também estão sendo convocados para fazer fotos 3×4, que serão utilizadas nos cartões de autorização do exercício de 2020. Até o dia 05 de outubro, os taxistas devem comparecer na garagem municipal para a realização das fotos para a renovação do cartão de autorização. Vale lembrar que os calendários obedecem a ordem numérica da autonomia dos táxis.

Exigências

As vistorias acontecem na garagem municipal, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, incluindo uso obrigatório de máscara e limitação da entrada de um veículo por vez. O calendário para as inspeções veiculares vai até o dia 06 de novembro.

Para a realização do procedimento, os taxistas devem efetuar o pagamento de uma taxa de fiscalização, além de apresentar o “Nada Consta”, da Secretaria de Fazenda, referente ao pagamento de possíveis multas aplicadas. Também é exigida a Certidão Negativa de Débitos do ISSQN; a cópia do certificado de registro do veículo (CRV) e do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) do ano vigente, expedido pelo DETRAN/RJ; e a cópia de certificado de vistoria do GVN, se instalado. Os veículos devidamente registrados e vistoriados receberão o selo 2020, que deverá ser afixado na parte interna dos automóveis, de forma visível.

Durante a vistoria, os fiscais da Diretoria de Transporte verificam os equipamentos obrigatórios
Foto: Renato Fulgoni

“A vistoria nos táxis é mais do que a atualização dos documentos, é o momento em que fazemos a verificação de todos os equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos de segurança, extintor de incêndio, velocímetro, lanternas, faróis, freios, para-choques, pneus, entre outros itens indispensáveis”, destacou a Diretora de Transporte, Márcia Cristina Alves.

Taxista há 52 anos em São Pedro da Aldeia, Genil Teixeira foi um dos primeiros profissionais a comparecer ao primeiro dia de vistoria e fotos na garagem municipal. “Temos que estar legalizados e com as documentações em dia para atender bem os clientes”, comentou.

Táxis precisam passar por vistoria até o dia 06 de novembro
Foto: Renato Fulgoni

Confira os calendários para vistorias e fotos:

Vistoria anual dos táxis

De 28 de setembro a 02 de outubro – Autonomia 01 a 50

De 05 a 09 de outubro – Autonomia de 51 a 100

De 13 a 16 de outubro – Autonomia de 101 a 150

De 19 a 23 de outubro – Autonomia de 151 a 200

De 26 a 30 de outubro – Autonomia de 201 a 250

De 03 a 06 de novembro – Autonomia de 251 a 267

Atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Local: Garagem municipal (Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro).

Calendário para fotos

28 de setembro – Autonomia 01 a 50

29 de setembro – Autonomia de 51 a 100

30 de setembro – Autonomia de 101 a 150

01 de outubro – Autonomia de 151 a 200

02 de outubro – Autonomia de 201 a 250

05 de outubro – Autonomia de 251 a 267

Atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Local: Sede da Diretoria de Transporte (Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro).