Search

Transparência da Prefeitura de São Pedro da Aldeia é classificada como ótima

A análise, feita pelo Observatório Social aldeense, tem como foco as informações sobre a COVID-19

A transparência das informações da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que é referência no Índice de Transparência e Acesso à Informação (ITAI) na Região dos Lagos, acaba de receber mais uma ótima classificação: conquistou 94,94 pontos, em uma escala de 0 100 (sendo 0 nenhuma transparência e 100, transparência expressiva) em uma análise feita pelo Observatório Social do Brasil São Pedro da Aldeia (OSB-SPA), tendo como foco as informações sobre a COVID-19.

O estudo analisou o nível de transparência das contratações emergenciais da prefeitura aldeense referentes à COVID-19, utilizando a metodologia da Transparência Internacional Brasil. A classificação foi divulgada nesta segunda-feira (13/07) no perfil da instituição no Facebook.

O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu com alegria a notícia e atribuiu o mérito ao trabalho em equipe e ao comprometimento e responsabilidade que são impressos à gestão municipal. “Todos sabem que São Pedro da Aldeia é uma cidade de poucos recursos e mesmo com uma arrecadação pequena consegue pagar os servidores em dia, fornecedores, ter uma cidade organizada e ser primeiro lugar em transparência. Isso é motivo de orgulho para nós, aldeenses”, comemora o prefeito.

Informações claras

Segundo Felipe Serpa, conselheiro do Observatório Social, a metodologia aplicada é a mesma que foi submetida a governos de Estados e algumas capitais que participaram do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, que tem como objetivo promover a transparência das contratações emergenciais realizadas no enfrentamento do coronavírus e identificar boas práticas de transparência pública.

“A análise foi realizada entre os dias 22 a 30 de junho de 2020 e destinada a semana seguinte para o município proceder sua contestação aos itens, com as evidências e revisões”, informou o Observatório.

Na classificação, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia totalizou 94,94 pontos, conquistando o nível máximo, denominado ótimo (pontuação entre 80 e 100). A tabela ainda tem os níveis bom (60 a 79 pontos), regular (40 a 59 pontos), ruim (20 a 39 pontos) e péssimo (0 a 19 pontos).

Portal da Transparência

Os principais critérios que garantiram a classificação máxima à gestão pública aldeense foi o fato de o município reunir e manter permanentemente atualizadas, em um site próprio, todas as informações e ações, inclusive licitações de compra, referentes ao coronavírus. As informações sobre a COVID-19 podem ser acompanhadas no Portal da Transparência da Prefeitura no endereço https://transparencia.pmspa.rj.gov.br/

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui