UPA de São Pedro da Aldeia retoma atendimentos pediátricos

Nova organização social assume a unidade estadual e funcionamento já está normalizado

A Unidade de Pronto-atendimento de São Pedro da Aldeia já está atendendo crianças e adolescentes. A unidade, que é gerida pelo Governo do Estado, retomou os serviços no fim da manhã desta quinta-feira (17). O funcionamento está ocorrendo com escala completa de profissionais. A secretária Municipal de Saúde, Francislene Casemiro, esteve na unidade, verificando a retomada dos serviços, junto com os representantes estaduais da pasta e do gestor técnico de saúde da Sociedade Beneficente Caminhos de Damasco, que passa a assumir a gestão.

Atendimentos normalizados

Mesmo com a unidade sendo gerida pelo Governo do Estado, a gestão aldeense não mediu esforços para garantir o retorno dos serviços pediátricos da UPA. Para a secretária Municipal de Saúde, Francislene Casemiro, a prioridade sempre foi a normalização dos atendimentos prestados à população aldeense, evitando a desassistência neste momento de pandemia da Covid-19.

Os atendimentos foram normalizados nesta quinta-feira (17)
Foto: Ryu Rodrigues

“Agradeço a Secretaria de Estado de Saúde e ao governo por ter atendido as nossas solicitações, hoje a UPA Pediátrica de nossa cidade está reaberta e absorvendo a demanda de urgência e emergência. Nossa prioridade sempre foi normalizar os atendimentos, visto que a UPA não atende apenas os aldeenses, mas também pacientes pediátricos de toda a Região. Como gestor municipal, o prefeito Cláudio Chumbinho não poupou esforços para que, junto com nossa equipe, a população pudesse voltar a contar com mais uma porta de entrada aberta em nossa cidade”, disse.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, e o Adjunto de Saúde, Bruno Soares estiveram na UPA durante a tarde.

Pagamento dos funcionários

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, para o pagamento dos funcionários diretamente em suas contas, a SES repassou os valores relativos a junho e julho ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (CEJUSC), do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, que vai providenciar os depósitos. Os repasses para a OS Lagos Rio pelos serviços prestados desde então (junho, julho, agosto e parte de setembro) serão pagos após celebração de um Termo de Ajuste de Contas (TAC).