Search

Comissão avalia textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Nesta quarta-feira (04), membros da Comissão Julgadora, da Secretaria Municipal de Educação, se reuniram para a avaliação de textos e definição dos escolhidos que farão parte da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Cerca de sete escolas municipais de São Pedro da Aldeia estão participando do concurso de produção textual e da formação de docentes ofertados pelo Programa. A comissão é formada pelas professoras Cristina Braga, Valma Marins, Vânia Gonçalves, Juliana Carvalho e Keli Rosa.

Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

A coordenadora de Língua Portuguesa e membro da Comissão, Cristina Braga, explicou o processo. “Essa é uma oportunidade rica e a participação dos nossos alunos é muito boa; é, também, mais uma chance da equipe desenvolver no estudante a leitura e a produção de texto. Ao corrigimos os textos, não temos referências de quem é o autor e nem de qual escola ele é. A Comissão está avaliando, lendo e pontuando os textos e é necessário escolher um de cada categoria: poema, memória literária e crônica”, destacou.

Foto: Lílian Souza

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

As categorias de inscrição são poemas, para o 5º ano; memórias literárias, para o 6º e 7º ano; e crônica, para o 8º e 9º ano. Os critérios de avaliação são adequação ao gênero, adequação discursiva e linguística, marcas de autoria e convenções da escrita. “A premiação maior para o aluno é poder participar dessa atividade diversificada e enriquecedora e estar propondo maneiras dele produzir textos, que é o nosso objetivo”, finalizou Cristina Braga. 

Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui