Search

Equipe pedagógica da Educação participa de seminário sobre a Base Comum Nacional Curricular

Representantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia participaram, na última quarta-feira (04), do seminário “Construção da Proposta Curricular no Território do Rio de Janeiro: como fazer o currículo chegar à sala de aula”, que aconteceu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no município do Rio de Janeiro. Participaram do encontro a coordenadora de Supervisão Pedagógica, Daiana Quintanilha, e as coordenadoras de Avaliações Internas e Currículo, Carmensita Faria e Ruth Mothé. O objetivo do evento foi debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   

Foto: Divulgação | SEMED

A coordenadora de Supervisão Pedagógica do município, Daiana Quintanilha, falou sobre a participação no seminário. “Foi um evento muito interessante e informativo, pois falou bastante acerca desse nosso principal desafio vivido na rede hoje: fazer com que a proposta da BNCC chegue até o aluno através de um trabalho de desenvolvimento de habilidades e pensamento ativo”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

O seminário visou promover discussões técnicas entre as equipes estaduais e municipais sobre os principais desafios da formação continuada e disseminar boas práticas e evidências que possam auxiliar no atual momento de implementação da BNCC. Durante o evento, os participantes debateram a importância do regime de colaboração para a implementação do currículo; formação de professores para a implementação; educação infantil na BNCC; educação infantil, anos iniciais e finais no currículo do Rio de Janeiro, entre outros temas.  

Segundo a coordenadora de Avaliações Internas e Currículos, Carmensita Faria, é necessária a união das forças e a efetivação de ações integradas que viabilizem a melhoria da educação pública no Estado e nos municípios, de modo responsável e participativo. “O trabalho em conjunto é crucial para que as inovações potenciais que a BNCC traz para o aprendizado dos alunos se concretizem no dia a dia das salas de aula. A formação continuada dos professores e o alinhamento dos recursos didáticos e das avaliações também são fatores essenciais para o sucesso desta implementação”, explicou.

Foto: Divulgação | SEMED

O evento foi promovido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE/CEIPE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RJ).

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui