Search

Prática do Zbol é destaque em capacitação de recreadores

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou mais um encontro da formação anual para os professores de Educação Física e recreadores da rede municipal de ensino, que atuam no 1º Segmento. A capacitação aconteceu no Centro de Formação Continuada (CEFOR) e foi coordenada pela tutora Martha São Paulo. A ação contou com a presença do secretário de Educação, Alessandro Teixeira, e da coordenadora de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira. 

A capacitação tem como objetivo oferecer uma formação continuada de qualidade aos professores da área que atuam nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Assim, articulando a produção de conhecimentos com práticas pedagógicas inovadoras, aprofundando o estudo dos temas e das realidades no âmbito escolar, bem como desenvolvendo ações e perspectivas para a educação física no município aldeense que possam contribuir para uma intervenção profissional crítica, criativa e reflexiva.

Durante o encontro, os cursistas conheceram a modalidade esportiva denominada Zaccaro Ball, mais conhecida como Zbol, criado e patenteado pelo professor de educação física Sérgio Zaccaro, que também ministrou o encontro. O esporte brasileiro é a única modalidade de raquetes, no mundo, a ser jogada com ambas as mãos simultaneamente, de forma bilateral. É desenvolvido com harmonia de todo o corpo e a lateralidade do cérebro.

Segundo a coordenadora Martha São Paulo, a modalidade é rica no desenvolvimento de vários aspectos psicomotores e também na parte cognitiva das crianças, principalmente na educação infantil ao 5º ano. “Temos um trabalho de coordenação motora, lateralidade, percepção espacial, esquema corporal, além de ser colorido e motivante para as crianças estarem praticando”, disse.

O idealizador da modalidade, professor Sérgio Zaccaro, destacou que o ZBOL tem despertado o interesse na prática esportiva por pessoas de todas as idades, devido a seu formato prático, lúdico e divertido. “A ideia das mãozinhas teve uma boa aceitação em todo Brasil e pode ser jogada como diversas modalidades esportivas. Fiquei muito contente com a recepção dos professores, que gostaram da modalidade. A ideia é fazer algo que as pessoas de todas as idades se divirtam”, afirmou.

Nesta quinta-feira (22), aconteceu mais um encontro da formação dos recreadores, na quadra do Colégio Cenecista Almirante Barroso, no bairro São José.

Foto: Divulgação | SEMED

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui