Search

Prefeitura entrega reforma de uma das escolas mais antigas de São Pedro da Aldeia

Prefeito Fábio do Pastel inaugurou a nova estrutura na sexta-feira (11)
Nova escola Manoel Martins

A sexta-feira (11) foi especial para alunos, funcionários e toda comunidade escolar do Balneário das Conchas. O prefeito Fábio do Pastel entregou a nova estrutura da Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira, que passou por obras de reforma e ampliação. Além de duas novas salas de aula para atender a Educação Infantil, reforma das salas primeiro e segundo andar, reformulação dos banheiros dos alunos e readequação da sala dos professores, a unidade escolar também ganhou sala de leitura, novos brinquedos, área coberta e rampas. 

Autoridades se reúnem para entrega das obras de reforma.
Foto: Filipe Rhodes

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel agradeceu a cada trabalhador e parceiro envolvido nas obras, além de anunciar as próximas escolas municipais que passarão por reforma. “Nós montamos essa escola nos mínimos detalhes, tudo foi feito para essas crianças, que precisavam desse carinho. A escola se torna algo muito marcante na nossa vida, é uma felicidade muito grande ver as coisas acontecendo. Pegamos um projeto em andamento, que não tinha metade do que estamos entregando. Essa obra teve coração, teve gestão, amor ao próximo e vários sentimentos envolvidos”, afirmou. 

Prefeito celebra reforma da escola.
Foto: Filipe Rhodes

A solenidade de entrega foi aberta pela apresentação da banda marcial da Escola Municipalizada Paineira e contou com um momento de agradecimento, liderado pelo pastor Thiago Brum. Em seguida, foi a vez da professora Patrícia emocionar o público presente com a sua versão do louvor “Esperança”. 

O secretário de Educação, professor Elias Valadão, iniciou seu discurso fazendo uma reflexão sobre o tempo e destacando a proximidade do primeiro centenário da unidade escolar. “Quero deixar o meu desejo de que essa comunidade ame, cuide e guarde esta escola como se fosse parte de sua casa, porque tudo foi feito para dar o melhor aos nossos alunos e suas famílias. Tenho certeza de que professores, direção e funcionários, que estarão cooperando nesse novo prédio, serão para sempre lembrados por sua trajetória”, declarou.

Ex-diretoras marcaram presença na entrega da reforma da escola.
Foto: Filipe Rhodes

Durante o discurso do secretário de Educação, foi feita uma homenagem à atual diretora da escola, Karina Rhodes, às ex-diretoras Cláudia Gregório, Regina Gastanes e Bete Sales, e aos funcionários de apoio na figura da merendeira Celi. A subsecretária de Educação, professora Kátia Santana, também participou da solenidade, assim como a representante do Conselho Escolar, Abgail Inácio. 

Foto: Filipe Rhodes

Os diversos pais e alunos que estiveram presentes no evento puderam ver de perto a reestruturação completa da E. Mz. Manoel Martins Teixeira, uma das unidades mais antigas do município. A sala dos professores e da direção foram readequadas; o prédio, que também passou por pintura geral, teve todo o piso substituído, e a cozinha foi reformada, ganhando uma nova pia e coifa. 

A unidade ganhou, ainda, salas de aulas climatizadas e um espaço para atendimento individual. A obra também envolveu a execução de toda rede de instalação elétrica, com aumento de carga, e a da rede de instalações hidrossanitárias para atender a nova demanda. 

Foto: Filipe Rhodes

A diretora da E. Mz. Manoel Martins Teixeira, Karina Rhodes, fez um discurso emocionado para agradecer a todas as pessoas envolvidas na conquista, desde as equipes internas da Prefeitura até às diretoras das escolas que receberam seus alunos enquanto a unidade escolar estava em obras. “É uma honra poder receber essas pessoas na nossa nova escola, que foi feita com muito amor. Todo mundo sabe o que nós passamos, mas não quero lembrar das coisas tristes, a partir de hoje é só alegria. O discurso é mais de agradecimento mesmo, convido nossos alunos, pais, responsáveis para olhar a nossa volta, ver o que ganhamos. Vamos tomar posse da nossa escola, vamos zelar por ela”, disse.

Foto: Filipe Rhodes

EMOÇÃO MARCA SOLENIDADE

A professora Sara da Fonseca emocionou o público presente ao compartilhar sua história na escola, que começou aos 6 anos de idade. “Eu falava para a professora Joana, que foi minha e de outras pessoas aqui, que eu queria ser professora dessa escola. Era o meu sonho e o da minha mãe e, hoje, 30 anos depois, sou professora aqui. É uma satisfação enorme, acredito que não só minha, mas da maioria das pessoas do bairro, de muitos pais e de alunos, vivenciar esse momento. Prometo que vou fazer tudo o que puder, vou dar o meu melhor para os meus alunos e para o lugar onde fui criada”, afirmou.

Professora emociona público ao celebrar reforma da escola.
Foto: Filipe Rhodes

A alegria foi dupla para Patrícia dos Santos, ex-aluna da escola e mãe da estudante Nayara Vitória. “Essa é uma conquista muito grande para todo o bairro, traz mais dignidade para os alunos e incentiva cada um deles a estudar ainda mais. Entrava prefeito e saía prefeito, mas nada era feito aqui. O prefeito Fábio do Pastel está de parabéns pelo que fez pelo bairro”, comentou. 

Comunidade escolar prestigia entrega da reforma da escola.
Foto: Filipe Rhodes

ARTE NA ESCOLA

Com a reforma, o prédio escolar ganhou novas cores. Um painel grafitado homenageia o patrono e resgata símbolos da cidade como os tradicionais moinhos e a pesca artesanal, resgatando a história de São Pedro da Aldeia. A área de lazer ganhou brinquedos novos, uma amarelinha e outras brincadeiras lúdicas, que já faziam a alegria das crianças durante a inauguração.

HISTÓRICO

A Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira foi fundada em 02 de fevereiro de 1925 e está perto de completar seu primeiro centenário. A unidade atende alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental e conta com 158 matrículas efetivadas, distribuídas em nove turmas. Contando com 45 funcionários, a escola tem como patrono o ex-prefeito e professor Manoel Martins. 

Reforma da escola é celebrada.
Foto: Filipe Rhodes

AUTORIDADES

O vice-prefeito Júlio Queiroz se mostrou muito contente ao comemorar a conquista. “Agradeço o comprometimento de toda a equipe, essa escola retrata a gestão do governo Fábio do Pastel: uma gestão com carinho, amor e respeito ao morador da nossa querida São Pedro da Aldeia. Essa é a primeira de muitas realizações que estão vindo”, disse.

Vice-prefeito celebra reforma da escola.
Foto: Filipe Rhodes

A  cerimônia também contou com a participação do deputado Gutemberg Reis, que enalteceu a importância da Educação para o futuro do país. “O dia de inaugurar uma escola é mais do que especial. Não tem outra forma de mudar e transformar a vida das pessoas, construir um município mais justo, com mais equidade, com desenvolvimento e oportunidade, se não for através da educação. Conheço o Fábio como um grande amigo e estou conhecendo como prefeito, que tem nos dado muito orgulho e trabalho, pois é um homem que pede muito por essa cidade”, destacou.

Deputado marca presença no evento de entrega da reforma da Escola Manoel Martins.
Foto: Filipe Rhodes

A solenidade de entrega contou, ainda, com a participação dos secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior; de Administração, Marcelo Ribeiro; de Agricultura, Thiago Ribeiro; de Assistência Social, Diana Alves; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Fazenda, Renaldo Martins; de Planejamento, Paulo César de Souza; de Saúde, Maria Márcia Fontes; de Segurança, José Maria Cadimo; de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira; de Obras, Fernando Frauches; de Cultura, Thiago Marques; de Turismo, Andrea Tinoco; de Esporte, Ricardo Ramos; o procurador Peter Samerson; a controladora do município, Danielle Prudente, e o superintendente do Previspa, Mário César Cordeiro.

Autoridades descerram placa de inauguração da reforma da Escola Manoel Martins.
Foto: Filipe Rhodes

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães, e os vereadores Franklin Ribeiro, Cristianey de Souza, Jean Pierre, Marcio Soares, José Victor Coutinho e Mislene da Conceição.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui