Search

São Pedro da Aldeia sedia capacitação regional do Projeto “Roda-Hans”

São Pedro da Aldeia recebeu, nesta quarta-feira (21), profissionais das redes municipais de saúde da Baixada Litorânea para a capacitação sobre diagnóstico e tratamento da hanseníase. O evento foi realizado na Câmara Municipal e faz parte da programação do projeto “Roda-Hans”, que estará no município nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23). Durante os dias de atividade, cinco consultórios estarão à disposição dos pacientes com uma equipe multiprofissional. Os atendimentos serão gratuitos e acontecerão das 9h às 16h30. Os interessados devem levar documento de identificação e cartão do SUS. A carreta estará localizada na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro da cidade.

Foto: Jefferson Viana

“Essa é uma capacitação teórica, que é preparatória para a prática da Carreta Roda-Hans. A ação é destinada a fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento das pessoas com hanseníase. Nosso objetivo principal é capacitar os profissionais da Atenção Básica, para que possam fazer o diagnóstico e também diagnosticar na carreta. Durante os dias de prática teremos um preceptor, os médicos da Atenção Básica e residentes em dermatologia para atender a população”, destacou a dermatologista e representante da Gerência de Hanseníase do Governo do Estado, Maria Eugênia Noviski.

Foto: Jefferson Viana

Durante a programação foram abordados temas, como estrutura do projeto Roda-Hans, itinerário da carreta, importância do diagnóstico precoce da hanseníase, sintomas, tratamento, indicadores epidemiológicos no estado, eixos estratégicos para enfrentamento da doença e objetivos do projeto, entre outros. A organização distribuiu entre os profissionais um pré-teste para avaliação do conhecimento geral sobre a doença. O público da capacitação envolveu médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos e fisioterapeutas de toda a região.

Foto: Jefferson Viana

A secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Francislene Casemiro, falou sobre a iniciativa inédita no município.

“Agradeço ao Governo do Estado a oportunidade de São Pedro da Aldeia receber a carreta Roda-Hans. O projeto é uma iniciativa que fortalece a promoção em saúde; aproveito o momento para convidar a população, é importante que os moradores abracem esse evento. A Hanseníase é uma doença silenciosa e muito séria, é necessário que as pessoas se consultem e investiguem possíveis casos. É válido destacar que o evento envolve toda a Baixada Litorânea, então, a carreta estará à disposição dos moradores da região”, disse.

Foto: Jefferson Viana

O projeto “Roda-Hans” oferecerá atendimentos com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e dentista. O objetivo da ação é captar sinais e sintomas da Hanseníase indicando o tratamento. No dia os profissionais realizarão, ainda, avaliações dermatológicas. Para melhor atendimento, os organizadores distribuirão senhas para acesso à carreta. Cada paciente que for atendido será referenciado para uma unidade de saúde de seu município. Além das consultas e serviços laboratoriais, no primeiro dia de evento o Roda-Hans capacitará profissionais das redes municipais para avaliação dos pacientes.

Foto: Jefferson Viana

O projeto conta, ainda, com a parceria da Fiocruz, UFRJ, Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e Novartis. A ação também tem apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui