Search

Seletivas classificam melhores cavalos na 1ª Expoagro aldeense

A programação do terceiro dia da 1ª Exposição Agroprecuária e II Festa do Peão Boiadeiro mais uma vez movimentou o Polo Rural de São Pedro da Aldeia. Os destaques durante toda a manhã e tarde do sábado (6) foram as competições com cavalos e éguas, que atraíram criadores de todo o Estado. Cerca de 90 animais da raça Mangalarga Marchador foram avaliados segundo a estrutura morfológica e desempenho físico. O Prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou as premiações e exibições equinas que seguem durante todo o domingo (7), último dia de evento. 
Prestigiando os desfiles e entrega de troféus, o Prefeito Cláudio Chumbinho compareceu à pista de competições acompanhado da primeira dama e Secretária de Assistência Social, Ester Chumbinho. É a primeira vez que São Pedro da Aldeia recebe um evento desse porte e os expositores compareceram em peso, foram dezenas de inscrições.  Eu não podia deixar de comparecer e admirar esses lindos animais, além de passar uma tarde muito agradável aqui no polo”, disse o prefeito. 

Durante as seletivas, os machos e fêmeas inscritos foram avaliados em diferentes categorias divididas em dois grupos, cabrestos e montados. Na pista, entre os principais quesitos analisados estavam a composição física (morfologia), resistência, capacidade de marcha e desempenho de andaduras. Na ocasião, foram premiados os campeões e reservados de cada categoria, que passam para a próxima fase da seleção. As competições fazem parte do ranking da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). 


Compondo a equipe de arbitragem dos julgamentos, o médico veterinário Carlos Augusto Sacchi destacou o nível das competições especializadas em São Pedro da Aldeia. “Eventos regionais como esse são um grande impulso para o desenvolvimento da raça. O apoio que a Prefeitura está dando é, sem dúvida, muito importante para fomentar o setor agropecuário e mostrar todo o potencial do Estado do Rio de Janeiro”, disse. 

Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o objetivo foi ampliar a programação da II Festa do Peão de Boiadeiros, oferecendo um espaço específico para o fomento ao agronegócio. “Os grandes destaques da Exposição Agropecuária são os cavalos Mangalarga Marchador, exemplares de alta genética, qualidade e beleza, que agregam criadores de vários municípios da região. É uma oportunidade de realização de negócios, além de ser uma vitrine para os criadores mostrarem o trabalho realizado com os rebanhos”, disse. 
As exposições contaram com a participação de criadores premiados vindos de diversas partes do Estado, como o carioca João de Tarso, dono de um haras em Saquarema. Há mais de 15 anos envolvido com criação de equinos, o engenheiro destacou a iniciativa da Prefeitura. “É muito importante que eventos como esse sejam valorizados. Aqui na Região dos Lagos há muitos criadores, mas quase nenhum evento voltado para esse segmento. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, pela organização e infraestrutura das exposições. Tem tudo para se tornar uma referência na Região”, ressaltou. 
A programação continuou durante toda a noite com shows artísticos, parque de diversões, muita gastronomia, comercialização de produtos e artigos femininos e masculinos, além das atrações especiais na arena de rodeios, entre elas a Prova Feminina dos Três Tambores e a competição da Liga Nacional de Rodeios, etapa classificatória para o Circuito Barretos de Rodeio. Equipes de saúde para pronto atendimento, segurança, Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram de plantão durante todo o evento.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui