Search

Servidores voluntários da eleição do Conselho Tutelar participam de capacitação

Os servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que irão trabalhar de forma voluntária na eleição dos novos conselheiros tutelares do município, participaram de uma capacitação nesta sexta-feira (13). Os 110 profissionais, que serão alocados nos 17 polos de votação, receberam orientações acerca do processo. O encontro foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira, a promotora da Infância e Juventude, Paula Marques, e o chefe do cartório eleitoral aldeense, Ricardo Costa.

Foto: Renato Fulgoni

A presidente do CMDCA deu boas-vindas a todos, agradeceu pela presença e destacou a relevância do momento. “O mais importante é fazer esses servidores entenderem que o fato de trabalharem no dia é muito mais do que simplesmente trabalhar, é garantir que a gente tenha conselheiros tutelares no nosso município atendendo as nossas crianças, no que diz respeito à garantia de direitos”, salientou Luciana Oliveira.

Foto: Renato Fulgoni

A capacitação foi dividida em três momentos. A primeira etapa foi ministrada pela presidente Luciana, que abordou o papel do Conselho Tutelar, a importância da votação e todo o processo realizado até o momento em prol da eleição. Foram discutidos, ainda, detalhes referentes à logística do trabalho voluntário, como benefícios, transporte, horários e alimentação.

Foto: Renato Fulgoni

Em seguida, foi a vez da parte prática com os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), orientando sobre a arrumação da seção e toda metodologia didática do dia da votação. O treinamento com a urna de lona foi realizado pelo chefe do cartório eleitoral de São Pedro da Aldeia, Ricardo Costa, que compareceu ao evento acompanhado da chefe substituta Monica Bispo.

Foto: Renato Fulgoni

“A gente tem que se empenhar para trabalhar com bastante transparência, ética, retidão e moral; sei que já é de conhecimento de todos, mas estamos aqui para enfatizar isso. Acredito que vocês vão enfrentar uma eleição bem tranquila, sem muito estresse e utilizando urna de lona. Cinco dessas urnas são nossas e 26 são de Nova Iguaçu”, explicou Ricardo Costa.

Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, os servidores puderam esclarecer dúvidas a respeito do processo eleitoral. A votação, que contará com o apoio de 36 Guardas Municipais, acontece no dia 06 de outubro, das 8h às 17h. Ao todo, 18 candidatos concorrem às cinco vagas de membros titulares para o quadriênio 2020/2023. Poderá participar da votação qualquer cidadão maior de 16 anos, eleitor do município.

Foto: Renato Fulgoni

O respaldo legal em relação ao processo eleitoral foi abordado pela promotora da Infância e Juventude, Paula Marques, que enfatizou o cuidado com as cédulas e a verificação dos nomes dos eleitores para garantir a lisura do processo. “Estarei presente no dia das eleições, fiscalizando; vou passar por todos os locais de votação e terei o apoio da equipe do Ministério Público. Como é uma eleição que vai ser por cédula, é muito importante que aquelas não utilizadas sejam devidamente guardadas, porque faremos a conferência no final. Espero que a eleição tenha bastante transparência e seja tranquila”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

Encerrando o encontro, a conselheira do CMDCA e membro da Comissão de Organização do processo eleitoral, Maria Regina Silveira, enalteceu o papel do conselheiro tutelar. “A figura do conselheiro tutelar para nós, enquanto município, é de extrema importância, porque ele é aquela pessoa que vai estar buscando defender crianças e adolescentes que, muitas vezes, poderão estar em estado cruel de vulnerabilidade. A gente precisa colocar pessoas que realmente queiram mudar essa realidade”, afirmou.

Os interessados devem comparecer ao local referente às suas respectivas seções eleitorais portando título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto. O voto é facultativo. Clique aqui para acessar os polos de votação.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui