Abertas as inscrições para cursos do Pronatec em São Pedro da Aldeia

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes de Salgadeiro, Padeiro e Cozinheiro em São Pedro da Aldeia. Os cursos são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. O período de inscrições começou nesta terça-feira (17) na sede do Centro de Qualificação Profissional do município, situado no Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento aos candidatos no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Como pré-requisito, o interessado deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) do Governo Federal. Também está sendo feito um cadastro de reserva para candidatos enquadrados fora do público-alvo. No ato da inscrição, é necessário apresentar documentação pessoal e número do NIS.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu falou sobre o início das inscrições. “Estamos acima da nossa expectativa inicial. De um total de 75 vagas disponíveis, já passamos de 50 candidatos inscritos logo nesse primeiro dia, tanto para as inscrições efetivas, que é o público específico do CADÚnico, como também tivemos um bom número de pessoas inscritas no cadastro de reserva”, disse.

Para o curso de Salgadeiro e Cozinheiro, a idade mínima exigida é de 16 anos completos. Para Padeiro, a faixa-etária é de 18 anos completos. Os cursos de Salgadeiro e Padeiro terão duração entre 3 e 4 meses. Já o de Cozinheiro, a duração será de 6 meses. No ato da inscrição, o candidato menor de idade deve apresentar ainda os documentos de identidade e CPF do responsável. Além do número do NIS, os interessados devem apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

O início dos cursos está previsto para o mês de maio. Ao todo, serão destinadas 25 vagas por turma, nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas do curso de Salgadeiro acontecerão das 8h às 12h, de segunda a quinta-feira. Para Padeiro, o período será das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira. Já para o curso de Cozinheiro, as aulas serão ministradas das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. As aulas serão ministradas na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Pedro da Aldeia, que funciona na unidade de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no bairro Nova São Pedro. Os alunos também receberão uma ajuda de custo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sagat.cursos@gmail.com.