Secretaria de Turismo

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Claudia Tinoco

Secretária de Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia é responsável pelos diversos serviços que contribuem para o bom andamento e a otimização do turismo em nosso município. Atuando para a criação de políticas públicas para o setor, para a assistência e união do nosso trade turístico, divulgação dos nossos atrativos e para o atendimento aos turistas.

A secretaria é responsável pelo Central de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, ferramenta importantíssima para a realização do nosso objetivo de atender e orientar turistas e aldeenses sobre pontos turísticos, endereços de serviços e atrativos no município, além da Casa do Artesão que também está localizada na Praça Hermógenes Freire de Costa, no Centro da cidade, e abriga os stands dos artesãos locais.

Especialmente, nos tempos de pandemia, a secretaria atua instruindo o trade e turistas quanto às medidas preventivas adotadas no decreto em vigor, emitindo vouchers para empresas de transporte, estacionamento e hospedagens, quando necessário.

Competências

competências

A Secretaria Municipal de Turismo possui as seguintes atribuições:

I - formular e executar as ações e políticas de turismo do Município de São Pedro da Aldeia;

II - promover institucionalmente o Município, divulgando amplamente suas potencialidades naturais, visando a incrementar o fluxo de turistas à região;

III - atuar como órgão dinamizador junto aos diversos setores ligados ao turismo;

IV - fomentar, incentivar, promover e incentivar a exploração do turismo no Município;

V - promover o turismo como atividade econômica, ambiental e socialmente justa;

VI - cadastrar as empresas, classificar os empreendimentos dedicados às atividades turísticas e exercer função fiscalizadora, nos termos da legislação vigente;

VII - promover, junto às autoridades competentes, os atos e medidas necessárias ao desenvolvimento das atividades turísticas, à melhoria ou ao aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos turistas e à facilitação do deslocamento de pessoas no município, com finalidade turística;

VIII - propor a celebração de contratos, convênios, acordos e ajustes com organizações e entidades públicas ou privadas nacionais, estrangeiras e internacionais, para a realização dos seus objetivos;

IX - prestar serviços concernentes à realização de shows ou à realização de eventos de uma forma geral;

X - criar, organizar, gerenciar eventos turísticos no Município;

XI - promover e supervisionar atividades turísticas no Município;

XII - viabilizar a implantação de infraestrutura de informação e divulgação com vistas a colocar o Município de São Pedro da Aldeia como destino turístico;

XIII - agilizar, priorizando e estimulando a iniciativa privada, a implantação de empreendimentos que propiciem o desenvolvimento turístico em todo o Município;

XIV - formular e executar ações de capacitação para os trabalhadores do trade turístico, propiciando desenvolvimento da qualidade;

XV - formular e executar ações para fomento da atividade turística e econômica, buscando a inserção de mão de obra qualificada nos empreendimentos inscritos no CADASTUR;

XVI - orientar e assessorar o trade turístico para inserção nas estratégias e programas dos governos Estadual e Federal;

XVII - organizar o calendário, o levantamento e o mapeamento dos recursos, pontos e eventos turísticos do Município.

E-mail: turismo@pmspa.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08:30h às 17h

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