Academia Popular do bairro São João é inaugurada

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugurou nesta quarta-feira (14) a Academia Popular do bairro São João. Mesmo com chuvinha fina, moradores e autoridades se reuniram na praça do bairro aldeense para acompanhar a cerimônia de inauguração do novo espaço. As atividades no local terão início nesta quinta-feira (15), a partir das 6h. Com cerca de 170 m², a academia é voltada para a prática de atividades físicas de forma gratuita e regular.

Foto: Renato Fulgoni

Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, falou sobre a nova conquista. “Essa academia era uma demanda que o prefeito queria cumprir há muito tempo e que saiu pelo grande empenho do subsecretário Thiago. Nós queremos agradecer o apoio de toda comunidade e dizer que tem muito mais a ser feito; isso aqui é questão de saúde. Contamos com a população para manter o espaço e ser um agente fiscalizador”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

A solenidade de inauguração teve início com a execução dos Hinos Nacional e Municipal. Após o momento de explanação das autoridades presentes, os três primeiros inscritos para as atividades na academia popular ganharam brindes. Na bolsa personalizada, Antônio Carlos Cardoso, Iane Soares e Denise Cristina ganharam garrafa de água e luva para exercícios.

Foto: Renato Fulgoni

O subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, também participou da solenidade, acompanhado de toda a equipe da pasta. “Nós detectamos a necessidade de trazer essa academia para o bairro porque tínhamos muitos alunos do São João e adjacências. É um sonho do prefeito e de todos nós; a Associação de Moradores nos deu todo o apoio. Esperamos que as pessoas cuidem desse novo espaço de lazer como se fosse delas, porque, de fato, é”, declarou.

Foto: Renato Fulgoni

As atividades da academia popular acontecerão em dois períodos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e das 17h às 21h. Ao todo, o espaço conta com 15 equipamentos especializados, como máquina de peito, cadeira extensora e mesa flexora, além de uma série de exercícios conjugados. O acompanhamento será feito pelos professores de Educação Física, Fabiana, Rodrigo e Roni.

Foto: Renato Fulgoni

Aos 54 anos de idade, Denise Cristina da Silva foi uma das primeiras a se inscrever na nova academia. A moradora falou com entusiasmo sobre a oportunidade. “É muito importante cuidar da saúde, ainda mais de forma gratuita; não tenho como pagar academia, embora tenha aqui no bairro, então, essa iniciativa chegou numa hora boa. Segunda-feira estarei aqui, firme e forte, dando continuidade a algo que parei lá atrás. É muito bom praticar atividade física e, agora, não tem mais desculpa”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

As inscrições seguem sendo realizadas na sede da Associação de Moradores do bairro, ao lado da academia popular, até a sexta-feira (16), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Após esse período, os interessados deverão se inscrever diretamente com o professor no local. É necessário apresentar cópias do RG, CPF e do comprovante de residência, além do atestado médico de saúde. O aluno deverá optar por um dos dois turnos no ato da inscrição.

Foto: Renato Fulgoni

Também participaram da cerimônia de inauguração os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques; de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; de Fazenda, Ronny Cardoso; de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves; de Serviços Públicos, Rogério Costa; a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, e vereadores municipais, além de outras autoridades e representantes da Associação de Moradores do bairro.